É notório o aumento da violência nas escolas brasileiras, locais que deveriam ser dotados de segurança e proteção, mas que estão se tornando-se hostis, principalmente após a pandemia da covid-19 com o retorno das aulas presenciais, configurando um problema social. (Melhore a construção dessa ideia) Dentre outros fatores, destaca-se a falta de supervisão dos pais no tocante ao acesso à internet feito pelas crianças e adolescentes e a falta de tratativas do poder público e instituições escolares quanto às competências socioemocionais dos alunos nas salas de aula. (Melhore a contextualização)
Certamente, o acesso de adolescentes e crianças à internet sem a devida mediação por um responsável, (Sem vírgula) facilita o contato com grupos e fóruns que disseminam discursos e ideias radicais e violentas. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Escola Segura foi criada devido à necessidade de monitorar grupos da web suspeitos de articularem possíveis atentados em escolas, a fim de prender os responsáveis e acabar com as maquinações antes delas serem postas em prática. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, destacam-se as consequências da covid-19 no desenvolvimento de habilidades sociais nos discentes devido ao isolamento no período pandêmico. Com a retomada das aulas presenciais, a escola focou apenas na recuperação da aprendizagem em detrimento dos problemas socioemocionais enfrentados pelos alunos. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a violência nas escolas aumentou cerca de 50% no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2022, e que os principais tipos de ocorrência são de ordem emocional, envolvendo constrangimento, ameaça, bullying e injúria.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, percebe-se que a violência em ambientes escolares é um problema social agravado pela pelo período de isolamento na pandemia da covid-19 e que necessita de estratégias para seu enfretamento. É necessário que os pais criem um ambiente de diálogo em seus lares, a fim de alertar sobre os perigos e riscos da violência, bem como monitorar o tempo de tela e o conteúdo acessado pela sua prole. Ademais, o governo deve reforçar a segurança e investir na contratação de psicólogos e psicopedagogos para atuarem em instituições educacionais, pois o papel da escola vai além da formação intelectual, deve ser um espaço acolhedor para o desenvolvimento humano, dotado de segurança e proteção. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |