A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 5º, que todos os cidadãos brasileiros são iguais perante a lei. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, (Sem vírgula) na prática, ao observar o aumento da violência nas escolas do Brasil. Nessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese)
Sob esse viés, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento da violência nas escolas brasileiras. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre o seu dever de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que, infelizmente, é evidente no país. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o silenciamento midiático como impulsionador da violência nas escolas do Brasil. Segundo o escritor Aldous Huxley, os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Diante de tal exposto, a mídia brasileira exerce um grande prestígio para a sociedade e deve aproveitar o seu poder de influência para debater caminhos para se combater a violência nas escolas brasileiras, para que esse cenário não perpetue na sociedade. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se a necessidade de reverter esse quadro. Para isso, é necessário que o Poder Executivo, órgão responsável por executar, fiscalizar e gerir leis no país. (Truncamento) Por intermédio do Ministério da Educação, órgão responsável pelas políticas públicas educacionais, direcione verbas para instituições escolares para a implementação de projetos sociais. Tal ação deve ocorrer por meio de campanhas com distribuição de cartazes pelas escolas e palestras com profissionais da saúde mental para a conscientização de alunos sobre a problemática. (Truncamento) Isso a fim de mitigar o aumento de violência nas escolas do Brasil. Assim, o Estado desempenhara corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |