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Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 03/11/2023

Status:

Corrigida
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Em sua obra ‘’Ensaio Sobre a Cegueira’’. (Truncamento) O escritor José Saramago, (Sem vírgula) retrata uma cidade fictícia ao  na qual aos poucos a população vai ficando cega, além de expor a invisibilidade de certos problemas na sociedade. Ao transpor, (Sem vírgula) a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que o aumento dos casos de violência no ambiente escolar, (Sem vírgula) representa um problema que não recebe devida atenção na esfera nacional. Com isso, emerge, (Sem vírgula) um sério problema na contemporaneidade em virtude da negligência governamental e da falta de engajamento social. (Formulou a tese)

Em primeiro plano, vale ressaltar que a inércia governamental, (Sem vírgula) contribui como uma das principais barreiras para a perpetuação dessa violência. Consoante o geógrafo Milton Santos, na sua obra ‘’As Cidadanias Mutiladas’’, a cidadania só atinge sua eficácia quando os direitos do corpo civil, em sua totalidade são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado, distância a população negligenciada dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que, (Sem vírgula) não inclui projetos que viabilizem reverter esse cenário de casos de violência nas escolas brasileiras. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator que influencia esse quadro é a omissão estatal. De acordo com a filósofa Djamila Ribeiro, explica que, para que soluções sejam promovidas, antes de tudo é preciso tirá-las da invisibilidade. Sob essa perspectiva, o silenciamento do coletivo provoca a normalização da prática na sociedade, construindo a persistência da violência causada pelos jovens no Brasil. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas, no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a plena cidadania do país (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, é preciso combater a inobservância social, visto que é uma das causas fundamentais desse empecilho. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável combater a violência escolar na contemporaneidade. Deve ser realizado um evento de conscientização nas escolas, promovido pelo Estado — em sua função de promotor do bem-estar — de modo que tenha a participação de profissionais de psicologia, além de professores, responsáveis e alunos, a fim de mitigar a negligência estatal. Paralelamente, convém a inserção de debates televisionados, com sociólogos e psicólogos, no qual abordariam a temática de violência propagada pelos jovens no ambiente escolar, visando coibir a falta de engajamento social. A partir dessas ações, será possível superar a cegueira social do romance nacional de Saramago. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200