A Há muitos anos vemos a violência no Brasil crescendo muito rapidamente, não é de hoje que vemos pais preocupados com seus filhos e se perguntando se a escola é o melhor lugar para deixar seu filho, por mais surpreendente que pareça. Óbvio que a violência nas escolas não é algo recente, mas 2023 foi um ano assustador para pais e alunos. Vimos massacres, terrorismo e tensão, tudo em apenas um ano. Nós não vivemos em paz, apenas sobrevivemos no caos. (Reelabore e formule a tese)
Todos nós concordamos (Evite esse tipo de construção) que isso deve mudar, mas não sabemos como. Cadê a segurança policial? Cadê o nosso lider, o presidente da república? Todos queremos uma mudança, mas precisamos dos nossos líderes para isso, apenas queremos deixar nossas crianças na escola sem ter a dúvida de que elas vão voltar vivas para nossos braços, ou não. Isso não parece certo. A escola deveria ser um lar para as crianças, um lugar onde elas se divertem com seus amiguinhos e aprendem ao mesmo tempo. (Reelabore)
(Melhore a estratégia coesiva) Em São Paulo vimos o último massacre onde o aluno dizia que o motivo das suas atitudes era o bullying (Melhore a coesão) e, (Sem vírgula) isso mostra que nós não enxergamos isso, Nós pais, professores, e diretores não enxergamos quando o bullying afeta nossas crianças. Isso é um grande perigo, um perigo à saúde de nossas crianças e adolescentes, quando fazemos "vista grossa" para esse tipo de coisa, o que acontece são vidas perdidas, de alunos vitimas de um massacre, ou de um aluno vitima do suicídio. (Reelabore)
(Melhore a estratégia coesiva) O que podemos fazer é melhorar é controlar o bullying nas escolas, colocar esses alunos numa terapia dentro da escola, avisá-los que não devem ter medo de contar se um coleguinha maltratar ele. Aumentar as rondas policiais perto das escolas para que se algo acontecer, eles já estarem alerta e conseguir impedir. E pedir aos pais para que conversem com seus filhos, porque o melhor conforto é um abraço de um pai/mãe. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |