[Sem título] - Banco de redações


Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 03/11/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, documento vigente de maior hierarquia social do país, prevê em sua composição o direito ao bem-estar dos cidadãos. Esse direito é violado quando notamos o aumento da violência das escolas no Brasil cuja prática se perpétua devido à negligência governamental. (Formulou a tese)

A partir dessa lógica, o filósofo John Locke defende que o Estado tem o dever de assegurar o bem-estar de seus cidadãos, em contrapartida a ideia de Locke (Melhore essa construção), o governo falha na promoção de políticas públicas para acabar com a violência no meio escolar, deixando de exercer sua função principal.

(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, o governo, instituição cuja obrigação é garantir os direitos dos cidadãos, tem o dever de promover campanhas contra a violência por meio de cartazes ou postagens em redes sociais com o objetivo de conscientizar a sociedade acerca do problema. É de extrema urgência que as instituições de ensino, responsáveis pela formação do indivíduo nos seus anos iniciais de vida, difundam a seus estudantes por meio de palestras a importância do respeito no ambiente escolar com o objetivo de criar futuros cidadãos responsáveis que seguem e respeitam as leis existentes e a dignidade pessoal de cada indivíduo.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200