Na teoria do economista Max Weber, todo ato de conduta do indivíduo está relacionado com os estímulos dentro do contexto social que vivencia. Nesse sentido, o aumento prejudicial da violência nas escolas brasileiras –que tem feito pacedentes por todo país–, se deve tanto à negligência no ambiente escolar, quanto ao impacto da mídia imprecatada. (Formulou a tese)
Sob esse viés, é cabível pontuar a invisibilização das vítimas do bullying nos institutos de ensino. No livro "O Ateneu", do escritor brasileiro Raul Pompeia, é definida a ideia de que a escola representa a sociedade, como microcosmo social. Significa, então, que a colectividade contemporânea é, ainda, gravemente violenta e desonesta. Devido à a isso, as vítimas dessa agressão são, múltiplas vezes, tratadas com descaso, já que, pela falta de honestidade da direção escolar –que importa-se mais com a imagem da instituição do que com seus alunos– (Melhore a apresentação dessa discussão), torna a problemática invisível àqueles que assistem os atos serem cometidos.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a mídia brasileira tem um importante papel na modelização da visão do tema tratado. A teoria do comportamento de manada, descrita em uma das obras do psicólogo francês Gustave Le Bon, trata-se de uma ação conjunta de indivíduos da mesma espécie sem coordenação clara. Destarte, os meios de comunicação devem ter cuidado na forma de transmitir os casos de violência escolar, pois, (Sem vírgula) o instinto de sobrevivência, (Sem vírgula) faz com que os afetados sejam suscetíveis à a comportamentos semelhantes, por estarem em estado mental vulnerável e sentirem-se injustiçados.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a exclusão dos sofredores da importunação no ambiente da escola, (Sem vírgula) se deve à falta de apoio psicológico nos institutos de ensino e no descuido mídiatico. Diante disso, o Ministério da Educação –em seu papel de promover propostas de melhoria nas escolas–, deve facilitar o acesso ao cuidado mental dos alunos no estabelecimento de ensino, por meio da implantação de terapia, consultas médicas e grupos de apoio nesses locais. Tal medida apresenta a finalidade de visibilizar as vítimas e, consequentemente, diminuir os casos de bullying. Somente assim, como na teoria de Weber, o ato de conduta do indivíduo mudará. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |