Conforme a Teoria do Contrato Social de Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar social. Entretanto, a persistência de casos de violência em escolas devido à inércia governamental e a lacuna familiar criada pela falta de atenção, (Sem vírgula) impede a vivência de tal direito no Brasil. (Melhore a contextualização)
É fundamental analisar, (Sem víirgula) a inoperância governamental como fator determinante para o aumento de casos de ataques no âmbito escolar. A omissão gerada pelo não cumprimento de leis constitucionais — presentes na Constituição federal de 1988 — que garantem direitos básicos, dentre eles o estudo de qualidade, é a causadora de tornar um ambiente que deveria ser seguro, um ambiente de medo e desconfiança tanto para os alunos, quanto para os pais. (Reestruture. Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a carência de atenção dos responsáveis tem uma grande influência nessa problemática. A falta de tempo dos pais ou simplesmente a falta de cuidado gera um não conhecimento dos mesmos sobre os sentimentos da criança, causando desconhecimento de problemas psicológicos. Dessa maneira, relaciona-se o pensamento da filósofa Djamila Ribeiro “é preciso tirar a situação da invisibilidade para que soluções sejam encontradas”. (Truncamento) Evidenciando a importância da atenção dos pais para reconhecer os problemas dos filhos e suas causas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para afastar a população da realidade apresentada. Logo, cabe ao Ministério da educação e cultura (MEC) — órgão responsável pela educação no Brasil — possibilitar consultas psicológicas em escolas de maneira gratuita para que se conheça os sentimentos dos alunos e possam ser tratados de maneira professional. (Truncamento) A fim de que possa evitar futuros casos de violência no ambiente escolar e possibilite que a sociedade vivencie o direito descrito por Hobbes. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |