O filme "I'm Not Ashamed" diz respeito aos impactos do Massacre de Columbine nos tempos contemporâneos, assim como a falta de atitudes governamentais contra os casos de violência nas escolas e a ausência da ética e respeito na sociedade. Nesse viés, é necessário encontrar as raízes do problema. (Formule a tese)
A Constituição federal de 1988, o documento jurídico mais importante do país, descreve em seu sexto artigo que a segurança é um direito social do cidadão. Entretanto, percebe-se que, em muitos ambientes escolares, vários indivíduos estão vulneráveis à violência em âmbito escolar, visto que, segundo o Senado Federal, 90% dos brasileiros temem que conhecidos sofram algum tipo de violência em espaço escolar. Por conseguinte, a polícia militar deve, com o fim de garantir a proteção do cidadão, amenizar quaisquer tipos de violências em todos os tipos de ambientes. (Reestruture e explore a discussão de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, muitos educandos não demonstram ética ou respeito pelo próximo, o que ocasiona diversas formas de violência. (Melhore a apresentação dessa discussão) A escola deve ser um ambiente de aprendizado, inclusão e respeito, e é essencial promover uma cultura de tolerância, educação e sensibilização para combater essa questão, garantindo a segurança e valorização de todos os estudantes.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação (MEC), órgão responsável pela educação no país, deve, por meio de políticas públicas, enfatizar a promoção de um ambiente escolar seguro e inclusivo com o fim de garantir a proteção dos direitos sociais dos estudantes brasileiros. Assim, o Brasil se tornará um país que fortalece as bases para uma sociedade mais justa e equitativa. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |