Aumento da violência nas escolas brasileiras. - Banco de redações


Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 02/11/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Se há alguns anos, (Sem vírgula) as notícias sobre tiroteios e mortes em escolas dos EUA-Estados Unidos da América (Vírgula) e outros países pareciam cenários distantes e inconcebíveis, tal perspectiva mudou drasticamente no país, conforme evidencia uma pesquisa do Instituto Sou da Paz (Vírgula) onde foram contabilizados 16 ataques armados as escolas nos últimos 20 anos, e ao menos cinco deles desde 2019. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Neste sentido, torna-se fulcral um debate sobre o aumento da violência nas escolas brasileiras, suas causas e possíveis soluções para a complexidade do problema, que se enraiza há décadas e é multifatorial. (Reestruture. Não compreende a estrutura do texto. Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) A negligência parental e um ambiente familiar tóxico, a inação das instituições de ensino em coibir situações de violência psicológica como o bullying e de violência física e a ineficácia do Poder Público, no que tange a responsabilização, são fatores contribuintes da realidade contemporânea. (Reestruture. Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, com o acesso e o uso indiscriminado das redes sociais, a velocidade e a profundidade das relações humanas foram alteradas, onde os encontros presenciais são facilmente substituídos por vídeo chamadas e o cyberbullying, infelizmente, é um fato corriqueiro. Esta geração virtual chega as escolas com um nível de indisciplina e agressividade enormes, resultado do abandono afetivo e da ampla liberdade de ação. (Argumentação limitada) 

Dest ´arte, Içami Tiba defende que os pais da atualidade, temendo repetir o modelo autoritário do passado, fracassaram na imposição de limites e criaram uma geração de prazer sem custos, gerando uma indisciplina globalizada. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a criação de estratégias como o aumento da vigilância e da fiscalização nas escolas, o desenvolvimento de programas de treinamento para professores e funcionários sob atenção a Saúde Mental e sinais que precedem atentados, programas de educação socioafetivos preventivos e permanentes com participação dos pais e que a Lei 14.643/23 que versa sobre monitoramento de ocorrências de violência escolar seja implantada efetivamente, afinal, como afirma Theodor Adorno, a Educação deve impedir o retorno a barbárie. (Reestruture)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
Compartilhar resultados!