Se há alguns anos, (Sem vírgula) as notícias sobre tiroteios e mortes em escolas dos EUA-Estados Unidos da América (Vírgula) e outros países pareciam cenários distantes e inconcebíveis, tal perspectiva mudou drasticamente no país, conforme evidencia uma pesquisa do Instituto Sou da Paz (Vírgula) onde foram contabilizados 16 ataques armados as escolas nos últimos 20 anos, e ao menos cinco deles desde 2019. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Neste sentido, torna-se fulcral um debate sobre o aumento da violência nas escolas brasileiras, suas causas e possíveis soluções para a complexidade do problema, que se enraiza há décadas e é multifatorial. (Reestruture. Não compreende a estrutura do texto. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) A negligência parental e um ambiente familiar tóxico, a inação das instituições de ensino em coibir situações de violência psicológica como o bullying e de violência física e a ineficácia do Poder Público, no que tange a responsabilização, são fatores contribuintes da realidade contemporânea. (Reestruture. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, com o acesso e o uso indiscriminado das redes sociais, a velocidade e a profundidade das relações humanas foram alteradas, onde os encontros presenciais são facilmente substituídos por vídeo chamadas e o cyberbullying, infelizmente, é um fato corriqueiro. Esta geração virtual chega as escolas com um nível de indisciplina e agressividade enormes, resultado do abandono afetivo e da ampla liberdade de ação. (Argumentação limitada)
Dest ´arte, Içami Tiba defende que os pais da atualidade, temendo repetir o modelo autoritário do passado, fracassaram na imposição de limites e criaram uma geração de prazer sem custos, gerando uma indisciplina globalizada. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a criação de estratégias como o aumento da vigilância e da fiscalização nas escolas, o desenvolvimento de programas de treinamento para professores e funcionários sob atenção a Saúde Mental e sinais que precedem atentados, programas de educação socioafetivos preventivos e permanentes com participação dos pais e que a Lei 14.643/23 que versa sobre monitoramento de ocorrências de violência escolar seja implantada efetivamente, afinal, como afirma Theodor Adorno, a Educação deve impedir o retorno a barbárie. (Reestruture)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |