Ao declarar que "A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos.", o Barão de Montesquieu - proeminente filósofo iluminista - deixa evidente a necessidade de proteger o corpo social contra abusos diversos, entre os quais se encontram as várias formas de violência. No Brasil, contudo, tal premissa não é plenamente respeitada, na medida em que se constata o aumento da violência nas escolas em todo o território nacional. Isso é resultado da negligência do Estado, associada a falhas na educação da sociedade brasileira. (Formulou a tese)
A princípio, a ausência de interesse estatal no que concerne a prevenir adequadamente esse fenômeno assustador constitui um fator deveras preocupante. Nesse sentido, é válida a seguinte afirmação do escritor Aldous Huxley: "Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados.", haja vista que ela traduz perfeitamente a omissão dos poderes constituídos no que tange à abordagem dos fatores que culminam no incremento dos casos de violência no âmbito das escolas brasileiras. Isso é claramente perceptível na falta de, por exemplo, sistemas de vigilância e pessoal qualificado nos ambientes escolares para garantir a proteção dos alunos e evitar o ingresso de armas e pessoas com expressivo potencial de periculosidade. (Delimite a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o sistema educacional apresenta falhas (Cite-as) que comprometem substancialmente a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios de viver em sociedade. Nesse contexto, a Carta Magna de 1988 explicita que todos têm direito à segurança e à educação de qualidade custeada pelo Estado. Na prática, todavia, tais direitos fundamentais não são contemplados integralmente, visto que muitos brasileiros são desprovidos de educação de qualidade ou sequer têm acesso ao ensino básico. Esses fatores contribuem decisivamente para a marginalização de indivíduos em uma sociedade já excludente por sua própria natureza, tornando-os mais suscetíveis a práticas violentas e antissociais. (Delimite e explore de modo proodutivo)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é imperioso agir no sentido de frear o aumento dos casos de violência nas escolas deste país. Para tanto, é imprescindível que o governo, por intermédio das Secretarias de Segurança Pública, estabeleçam a intensificação da presença de policiais nas imediações dos espaços escolares, garantindo policiamento ostensivo visando a prevenção de delitos e dificultando as ações de criminosos nesses locais. Adicionalmente, é fundamental promover uma maior valorização da educação nacional, ampliando o acesso dos brasileiros ao ensino formal, reforçando o papel dos educadores como agentes de extrema relevância para a formação de bons cidadãos e propiciando melhores condições de trabalho e remuneração digna para os professores em todos os níveis de ensino. Desse modo, a sociedade brasileira não será ameaçada por injustiças, evitando os efeitos da declaração feita por Montesquieu. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |