De acordo com a Constituição de 1988, a sociedade brasileira tem direito à saúde, educação, segurança e lazer. No entanto, a segurança pública ocorreu uma queda gradual, principalmente no cenário escolar. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Diante disso, a crescente violência se tornou presente nas escolas também, porém isso causa um efeito negativo nos alunos como a opressão ou dano permanente na saúde mental como consequência causado depressão ou o uso demais violência nas escolas. (Melhore a coesão) No drama coreano, "The Glory" (Vírgula) somos apresentados para a protagonista Moon Dong-eun sofreu os efeitos da opressão. A polícia e a escola não tomaram medidas cabíveis para puni os agressores demostrando a necessidade de políticas para combater a violência e o bullying, garantido a segurança e integridade dos estudantes. (Reestruture e explore com mais clareza e produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante ressaltar que a violência escolar representada no drama é um reflexo de muitos casos que ocorrem na sociedade atual, com a falta de leis e preparo das políticas públicas. Portanto, o uso da violência como reflexo, como exemplo em 2018 (Vírgula) que houve um massacre em numa escola em Susano.Sendo assim, podemos observar o declínio da segurança pública e o aumento da violência escolar. (Explore as discussões com clareza e produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas capazes de extinguir o caso de violência nas escolas, apresentado, é necessário que a Secretária de segurança pública aja fazendo, (Sem vírgula) camapanhas e leis por meio de uma parceria com a Secretária de Educação, investindo no treinamento de professores ou colocar psicólogos nas escolas. É assim chegando o fim da violência escolar. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |