A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 5°, que todos os cidadãos brasileiros são iguais perante a lei. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, ao observar o aumento da violência nas escolas do Brasil (Melhore a relação entre as ideias apresentadas). Nessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese)
Sob esse viés, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento da violência nas escolas brasileiras. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista Jhon Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre o seu dever de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que, infelizmente, é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o silenciamento midiático como impulsionador da violência nas escolas do Brasil. Segundo o escritor Aldous Huxley, os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Diante de tal exposto, a mídia brasileira exerce um grande prestígio para a sociedade e deve aproveitar o seu poder de influência para debater caminhos para se combater a violência nas escolas brasileiras, para que esse cenário não perpetue no país. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto nota-se a necessidade de reverter esse quadro. Para isso, é necessário que o Poder Executivo, órgão responsável por executar, fiscalizar e gerir leis no país, por intermédio do Ministério da Educação, órgão responsável pelas políticas públicas educacionais, direcione verbas para instituições escolares para a implementação de projetos sociais. Tal ação deve ocorrer por meio de campanhas com distribuição de cartazes por as pelas escolas e palestras com profissionais da saúde mental para a conscientização de alunos sobre a problemática. (Melhore o encadeamento) Isso a fim de mitigar o aumento de violência nas escolas do Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |