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Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 02/11/2023

Status:

Corrigida
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O aumento da violência nas escolas do Brasil tem sido uma preocupação constante nos últimos anos. Esse problema se manifesta de diferentes formas, como brigas entre estudantes, agressões físicas e verbais, bullying, porte de armas, tráfico de drogas e até mesmo casos de homicídios. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Uma das principais causas desse aumento da violência nas escolas é a desigualdade social. A falta de oportunidades e de acesso a serviços básicos, como educação e saúde, contribui para a exclusão social e a marginalização de muitos jovens, o que acaba por gerar situações de conflito e violência. (Abordagem limitada. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de investimentos na infraestrutura das escolas também é um fator que contribui para o aumento da violência. Muitas instituições de ensino estão em condições precárias, com salas superlotadas, ausência de professores e falta de segurança, o que cria um ambiente propício para a ocorrência de situações violentas. (Reestruture e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Outro fator que não pode ser ignorado é a influência da mídia e da cultura do país. Muitos jovens são expostos diariamente a conteúdos violentos, seja na televisão, cinema ou internet, o que acaba por naturalizar a violência e influenciar o comportamento deles. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Para combater o aumento da violência nas escolas, é necessário investir em políticas de prevenção, como a promoção de valores éticos e de respeito nas escolas, a realização de campanhas de conscientização e o diálogo aberto entre professores, alunos e famílias. Além disso, é importante fortalecer a segurança escolar, melhorar a infraestrutura das instituições, oferecer atividades extracurriculares e investir na formação de professores e educadores.

(Melhore a estratégia coesiva) Somente com um esforço conjunto de toda a sociedade, incluindo governos, escolas, famílias e comunidades, será possível enfrentar esse problema e garantir um ambiente educacional seguro e livre de violência para os estudantes do Brasil.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200