É de conhecimento geral que a violência escolar não é um problema novo, assim mostra-se o agravamento desta situação ao passar do tempo. Observe os dados do Senado Federal, no qual 90% dos brasileiros temem que seus filhos ou pessoas próximas sofram violência nas escolas, ou seja, isso já é um problema social por conta da preocupação da sociedade. (Melhore a apresentação da ideia e formule a tese)
Inicialmente, é notório destacar que a pesquisa da OCDE mostra que o Brasil tem os índices mais altos no ranking das agressões contra professores. A prova disso é a de que os profissionais da educação que estão cada vez mais desanimados por conta dos comportamentos agressivos dos alunos. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, cabe ressaltar os impactos negativos da violência na escola, ou seja, consequências como depressão, distúrbios comportamentais abandono escolar. Portanto a violência escolar vai além da agressão física, a violência psicológica e até mesmo a falta de interesse por parte dos poderes responsáveis. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que é preciso que por parte do Estado tome providências para tentar amenizar a situação atual. Sendo assim, para diminuir a violência nas escolas e a falta de respeito aos professores. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |