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Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 02/11/2023

Status:

Corrigida
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Ocorria, no dia 27 de março de 2023, a morte de uma professora em decorrência do ataque protagonizado por um aluno de 13 anos, numa escola da zona sul de São Paulo.
Cada vez mais, episódios como este se fazem presentes no país, configurando uma série de riscos tanto aos profissionais da educação, quanto aos alunos das escolas brasileiras. A partir desse contexto hediondo, é imprescindível a busca por alternativas que garantam a segurança nos âmbitos educacionais. (Formule a tese)

De início, cabe ressaltar garantir a segurança dos cidadãos —sobretudo dos jovens e adolescentes— é dever único e exclusivo do Estado. A respeito de tal afirmação, John
Locke, filósofo contratualista, defendia que o ser humano, a fim do convívio social, abre mão de seus status de liberdade natural, subordinando-se a figura de um governo que, em troca, o proteja. No entanto, o temor por novos casos de atentados escolares —que segundo o Data Senado acometem 90% da população— denuncia a falta de confiança desta no poder público, justificada pela ineficiência deste. Destarte, enquanto o Estado não cumprir com seus deveres, a sociedade ficará a mercê desses atos.

(Boa estratégia coesiva) De outro lado, é interessante conjecturar sobre as variadas causas de tais atentados de violência, e para tal, cabe recorrer a canção “Pumped Up Kicks”. De autoria da banda norte americana “Foster The People”, a música em questão retrata, de maneira provocativa, como os anos de submissão ao “bullying”, aliados à exposição à violência, (Sem vírgula) repercutiram de maneira negativa na mente do fictício Robert, que posteriormente cometeria os ataques a uma suposta escola. Nesse viés, a obra dialoga com o cenário brasileiro, onde os colégios também compartilham da mesma cultura de intimidação sistemática, contribuindo para atos vingativos que, nos casos mais graves, configuram-se enquanto criminosos. Assim, é cabível desestimular essa estirpe de prática de injuria. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) É imperioso, portanto, que o Ministério da Educação, junto ao Ministério da Segurança Pública, aumente a segurança das escolas, por meio da contratação de profissionais habilitados, e que promova palestras sobre as medidas de segurança a serem tomadas em tal situação. Ademais, há a necessidade da Mídia —responsável pela formação de opinião— representar, por meio de novelas, os danos psicológicos acarretados pelo “bullying”, com o objetivo de mitigar a motivação deste nos possíveis atos violentos. A finalidade dessas medidas, por sua vez, seria extirpar a violência nas escolas do Brasil. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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