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Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 02/11/2023

Status:

Corrigida
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O quadro expressionista “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela violência escolar é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a passividade social. (Formulou a tese)

A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a perpetuação da violências nas escolas. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, verifica-se, lamentavelmente, em ascensão os casos de violências em instituições escolares. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso apontar a omissão popular como outra causa da problemática. Nesse sentido, o ativista estadunidense Martin Luther King afirma que “Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele”. Dentro desse prisma, percebe-se que quando os indivíduos são indiferentes em relação à violência no âmbito escolar – não denunciando agressores e principalmente sem se preocuparem com as consequências desse hábito danoso à saúde dos estudantes – tem-se a cooperação da ilegalidade (Melhore a apresentação da discussão). Sob esse aspecto, cabe não apenas intervir nos poderes governamentais, mas sim na sociedade em geral.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a violência escolar no país. Para isso, o Ministério da Educação (MEC) deve promover, em redes públicas de ensino com altos índices de violência, por meio de verbas da União, políticas públicas para instalação de postos policiais com atuação eficiente para contenção dos agressores . Além disso, é necessário que as Escolas, em parceria com as Mídias e profissionais especializados, promoverem palestras para elucidar o verdadeiro objetivo das instituições de ensino. Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200