É evidente que a violência nas escolas representa um desafio para uma sociedade alienada e corrompida como a brasileira. Inicialmente, isso é fruto do bullying e de violências. Nesse contexto, ao analisar os fatores supracitados, percebe-se que a problemática, além de ser uma realidade, tende a potencializar e agravar a imoralidade inata. (Melhore a contextualização)
De início, entende-se que o bullying é um fator crucial para a existência do entrave na sociedade. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se que o problema, lamentavelmente, já se tornou cotidiano e a população habituou-se a ele. Assim, em virtude dessa alienação, a violência nas escolas persiste no corpo social. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a violência tanto em casa ou na rua também dificulta a atenuação do impasse, em virtude, exclusivamente, da violência nas escolas. Conjuntamente é possível constatar, a partir da literatura machadiana, que o homem é visto como ser corrompido e sem princípios, no qual é imoral frente aos obstáculos. Desse modo, ao enxergar a permanência da violência nas escolas no Brasil, se compreende, inegavelmente, a existência dessa conduta passiva e ineficaz praticada pelo cidadão brasileiro, já que ele inclina-se a ser insignificante. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, torna-se imprescindível a resolução do impasse. A fim de violências e bullying (Ficou incompleto), o governo, (Sem vírgula) e prefeitos precisam contratar profissionais em psicologia. Esse projeto será efetivado através de terapia, com os profissionais adequados. Desse modo, o cidadão passará a adotar uma conduta mais assertiva e benéfica em prol do bem social. (Vírgula) contrariando, então, a visão de Machado de Assis. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |