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Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 02/11/2023

Status:

Corrigida
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Na obra “O Cidadão de Papel”, Gilberto Dimenstein critica o sistema de leis do Brasil, o qual possui uma boa elaboração, porém carece de efetividade na prática. Sob esse viés, a crítica da obra sobredita se aplica no contexto nacional quanto ao aumento da violência nas escolas brasileiras, pois é uma questão a ser solucionada. Nesse sentido, é necessário desconstruir a cultura de hostilidade e a omissão do Estado, sob pena de prejuízos irreversíveis aos estudantes. (Formulou a tese) 

Em primeiro plano, a violência nas escolas evidencia a maldade humana. Nesse contexto, a filósofa Hannah Arendt desenvolveu o conceito conhecido como Banalidade do Mal, segundo o qual as atitudes cruéis são parte do cotidiano moderno e tornam as relações sociais cada vez mais caóticas. Nesse viés, grande parcela dos estudantes brasileiros manifesta na prática a cultura de hostilidade definida por Arendt, o que se mostra um grave problema e motiva os casos de violência em suas faces mais perversas. Dessa forma, enquanto, nas escolas, a Banalidade do Mal for a regra, a cultura de paz será exceção.

(Boa estratégia coesiva) De outra parte, a omissão do Estado dá lugar aos constantes casos de violência no contexto escolar. Nesse sentido, John Locke construiu a tese de que os indivíduos cedem sua confiança ao Estado que, em contrapartida, deve garantir direitos aos cidadãos. Ocorre que a ideia de Locke está distante de ser realidade nas escolas, haja vista a falta de iniciativa das autoridades em garantir a segurança e a paz no ambiente escolar, o que permite a ocorrência de histórias cruéis como a experimentada por alunos de uma escola em Suzano, em março de 2019. (Melhore a apresentação das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Para mitigar, portanto, o aumento da violência nas escolas brasileiras, os cidadãos devem repudiar a cultura de violência, por meio de debates nas mídias sociais, a fim de evitar os problemas que se tornaram comuns. A polícia militar, por sua vez, poderia  deve aumentar a segurança nas escolas, por intermédio da destinação de viaturas e de agentes às instituições com históricos problemáticos. Essa iniciativa teria a finalidade de desconstruir a omissão do Estado, para que, entre os alunos, deixe de ser realidade a cultura hostil. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200