Os trotes universitários são vistos como uma forma de inserir os novos estudantes à vida no ensino superior. Porém, esse ritual de iniciação normalmente conta com atividades agressivas e que muitas vezes desrespeitam as leis, como agressão física, preconceito, homicídio etc. Com isso, esses trotes podem causar danos irreversíveis aos participantes e esse evento pode ser considerado ultrapassado. (Formule a tese)
É possível perceber que os trotes nas faculdades podem causar danos à saúde física e mental dos calouros. Isso porque, muitas vezes, os veteranos os obrigam a passarem por situações humilhantes e de risco. Como exemplos, podem ser citados casos em que os alunos são obrigados a exporem fatos íntimos de sua vida ou a fazerem desafios que podem resultar em graves acidentes e até em fatalidades. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, esse ritual também pode ser considerado antiquado. Os trotes universitários surgiram na Idade Média junto com as universidades na Europa. Naquela época, os níveis de violência eram muito altos, como é possível notar nos métodos de punição, como as torturas. Atualmente, existem leis para a diminuição desse fenômeno na sociedade. Por isso, essa prática não deveria continuar da mesma forma que séculos atrás. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que as faculdades repudiem os trotes universitários e expulsem os veteranos que passarem dos limites. É interessante também que hajam policiais militares presentes durante o evento para vigiar os estudantes e garantir que nada grave ocorra no local. E que as escolas promovam conversas com os alunos do ensino médio para conscientizá-los sobre os perigos dessa prática. Isso tudo é importante para que a faculdade seja um lugar receptivo e confortável para os calouros.(Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |