O trote universitário - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 23/10/2023

Status:

Corrigida
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É evidente como a cultura do trote universitário representa um desafio para uma sociedade alienada e corrompida como a brasileira. Incialmente, isso é fruto da educação familiar e das condições sociais em que esses estudantes vivem. Nesse contexto, ao analisar os fatores supracitados, percebe-se que a problemática, além de ser uma realidade, tende a potencializar e agravar a imoralidade inata. (Melhore a contextualização do tema)

De início, entende-se que a educação familiar é um fator crucial para a existência do entrave na sociedade, porque ao não termos essa educação vinda de casa, não aprendemos a conviver bem com as pessoas ao nosso redor e a respeitá-las. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se que o problema, lamentavelmente, já tornou-se cotidiano e a população habituou-se a ele. Assim (Vírgula) em virtude dessa alienação, o trote universitário persiste no corpo social. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, as condições sociais em que a pessoa vive também dificulta a atenuação do impasse, em virtude, exclusivamente, do modo em que essas pessoas cresceram e o convívio social que tiveram em sua vida. Conjuntamente, é possível constatar, a partir da literatura machadiana, que o homem é visto como um ser corrompido e sem princípios, no qual é imoral frente aos obstáculos. Desse modo, ao enxergar a permanência do trote universitário, compreende-se, inegavelmente, a existência dessa conduta passiva e ineficaz praticada pelo cidadão brasileiro, já que ele inclina-se a ser insignificante. (Reestruture. Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) O governo e as autoridades das universidades devem resolver esse problema com leis e regras contra o trote universitário que seja violento ou que denigra, humilhe ou constranja os calouros, e com campanhas de conscientização, que façam com que veteranos reflitam e compreendam as consequências de seus atos e parem de fazer trotes universitários extremistas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200