É evidente como a cultura do trote universitário representa um desafio para uma sociedade alienada e corrompida como a brasileira. Incialmente, isso é fruto da educação familiar e das condições sociais em que esses estudantes vivem. Nesse contexto, ao analisar os fatores supracitados, percebe-se que a problemática, além de ser uma realidade, tende a potencializar e agravar a imoralidade inata. (Melhore a contextualização do tema)
De início, entende-se que a educação familiar é um fator crucial para a existência do entrave na sociedade, porque ao não termos essa educação vinda de casa, não aprendemos a conviver bem com as pessoas ao nosso redor e a respeitá-las. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se que o problema, lamentavelmente, já tornou-se cotidiano e a população habituou-se a ele. Assim (Vírgula) em virtude dessa alienação, o trote universitário persiste no corpo social. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as condições sociais em que a pessoa vive também dificulta a atenuação do impasse, em virtude, exclusivamente, do modo em que essas pessoas cresceram e o convívio social que tiveram em sua vida. Conjuntamente, é possível constatar, a partir da literatura machadiana, que o homem é visto como um ser corrompido e sem princípios, no qual é imoral frente aos obstáculos. Desse modo, ao enxergar a permanência do trote universitário, compreende-se, inegavelmente, a existência dessa conduta passiva e ineficaz praticada pelo cidadão brasileiro, já que ele inclina-se a ser insignificante. (Reestruture. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) O governo e as autoridades das universidades devem resolver esse problema com leis e regras contra o trote universitário que seja violento ou que denigra, humilhe ou constranja os calouros, e com campanhas de conscientização, que façam com que veteranos reflitam e compreendam as consequências de seus atos e parem de fazer trotes universitários extremistas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |