Um jovem cria expectativas para o seu futuro, e espera ansiosamente para entrar na universidade e realizar o seu sonho, (Sem vírgula) de se formar em uma profissão. Mas ao chegar na universidade ele passa a viver em uma realidade completamente diferente da qual idealizou, ele é humilhado, maltratado por seus colegas que ao invés dos insultos e provocações deveriam o acolher. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Este é o cenário em que muitos calouros das universidades do nosso país vivem, com o chamado "trote universitário", que segundo historiadores foi iniciado na Idade Média, na Europa, e chegou no Brasil através da elite que cursava o ensino superior em Portugal. A partir dos anos, essa tradição tão cruel e covarde foi se mantendo entre os estudantes, até a ponto em que levou a morte de um calouro que cursava medicina na USP, em 1999, então passou a ser observado com outros olhos, o que até então era apenas uma brincadeira inocente. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
Diante deste cenário tão maldoso, muitos calouros são submetidos a fazerem coisas extremamente humilhantes que vai de correr nu a tomar urina. Foi o caso que aconteceu na USINA Universidade de medicina de Santo Amaro, onde alguns calouros foram submetidos a correrem nus, em um jogo no ginásio da Universidade, o que causou a expulsão desses jovens, que recorreram e conseguiram retomar ao seu curso, pois muitos são intimidados pelos calouros com ameaças e insultos. (Delimite e explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) É inadmissível o que acontece dentro dos portões das universidades, onde homens e mulheres estão se formando em áreas de grande responsabilidade, como a medicina. É necessário que este "trote universitário" seja considerado pela legislação um crime oficial na Constituição, pois levou a morte de um inocente e quantos outros terão que morrer? É dever da universidades, principalmente as federais (Vírgula) tomarem uma providência, como é o caso do "trote solidário" e o "trote cidadão". É necessário palestras que venham instruir os alunos, da importância de denunciar casos como estes, e de se oporem a essas covardias dentro das nossas universidades. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |