A novela “Malhação-Viva a Diferença” retrata, em um dos seus capítulos, a forma como alunos calouros são expostos a situações humilhantes e perigosas devido a trotes universitários. Fora da ficção, a realidade brasileira demonstra as mesmas implicações no que se refere a comportamentos violentos frequentemente presentes nesse tipo de ritual de iniciação estudantil. Nesse sentido, a falta de legislação e a impunidade são aspectos que agravam o problema. (Formulou a tese)
Em primeira análise, a ausência de leis mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Segundo o conde e político inglês William Pitt, onde há inexistência de leis começa a tirania. Nesse viés, percebe-se que a falta de legislação adequada permite a permanência de práticas abusivas contra estudantes universitários. Assim, sem base legal, ações para mitigação são impossibilitadas, agravando ainda mais a questão dos trotes estudantis violentos. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de punição para trotes que geram degradação e violência é também um forte empecilho para a resolução da problemática. O jornalista Carlos Lacerda afirma que “A impunidade gera a audácia dos maus”. Desse modo, a falta de responsabilização dos autores dos rituais de iniciação prejudiciais faz com que esse tipo de prática continue sendo feita, minando o bem-estar das pessoas. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, a resolução de tal problema é imprescindível. Para isso, o Poder Legislativo, como órgão responsável por criar e aprovar leis em benefício da população, deve promover a punição adequada para esse tipo de comportamento abusivo, por meio da elaboração e promulgação de projetos de lei que proíbam trotes universitários violentos. Dessa forma, situações desumanas que muitas vezes acontecem em trotes estudantis, como os retratos na novela “Malhação- Viva a Diferença”, deixarão fazer parte da realidade brasileira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |