Debate sobre a cultura do trote universitário (Mariana Cardinho) - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 23/10/2023

Status:

Corrigida
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No filme "Coringa" (Vírgula) da Warner, mostram-se as falas humilhantes ao qual o personagem é submetido em um programa de auditório. Na contemporaneidade, dentro das faculdades brasileiras destacam-se ações desrespeitosas que acompanham os trotes universitários, em decorrência do conceito da atividade que atualmente visa ridicularizar os calouros e da falta de medidas punitivas dentro desses ambientes. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeira análise, é notório discutir o conceito ligado ao intuito dos trotes universitários. No livro "Extraordinário", exibem-se as situações de ridicularização feitas por outros alunos com o protagonista. Essas ações refletem-se nesses trotes dentro das unidades de ensino superior no Brasil, visto que ocorrem em conjunto a atos de agressões, injúrias e humilhações, contrapondo-se assim a ideia inicial de "recepcionar" os estudantes e direcionando às atividades para ações que colocam em risco a saúde física e mental dos alunos. (Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, pontua-se a falta de medidas punitivas e regulatórias acerca desses atos. Segundo o físico Isaac Newton, "para toda ação existe uma reação". De acordo com esse princípio, destaca-se que a falta de medidas fiscalizatórias e que punam os acionistas desses trotes, (Sem vírgula) acarreta em uma sensação de segurança para que essas atividades continuem sendo executadas e não levem em conta a integridade física e mental dos participantes. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os argumentos apresentados, medidas devem ser tomadas acerca de atividade humilhantes presentes nos trotes universitários no país. Logo, o governo federal, por meio dos Três Poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, deve promover a criação de leis que proíbam a execução de ações ridicularizadoras e agressivas em trotes universitários, assegurando a correta fiscalização dentro dos espaços de ensino superior, com o intuito de garantir atividades responsáveis e saudáveis entre os alunos de faculdade no Brasil. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200