No filme "Coringa" (Vírgula) da Warner, mostram-se as falas humilhantes ao qual o personagem é submetido em um programa de auditório. Na contemporaneidade, dentro das faculdades brasileiras destacam-se ações desrespeitosas que acompanham os trotes universitários, em decorrência do conceito da atividade que atualmente visa ridicularizar os calouros e da falta de medidas punitivas dentro desses ambientes. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeira análise, é notório discutir o conceito ligado ao intuito dos trotes universitários. No livro "Extraordinário", exibem-se as situações de ridicularização feitas por outros alunos com o protagonista. Essas ações refletem-se nesses trotes dentro das unidades de ensino superior no Brasil, visto que ocorrem em conjunto a atos de agressões, injúrias e humilhações, contrapondo-se assim a ideia inicial de "recepcionar" os estudantes e direcionando às atividades para ações que colocam em risco a saúde física e mental dos alunos. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, pontua-se a falta de medidas punitivas e regulatórias acerca desses atos. Segundo o físico Isaac Newton, "para toda ação existe uma reação". De acordo com esse princípio, destaca-se que a falta de medidas fiscalizatórias e que punam os acionistas desses trotes, (Sem vírgula) acarreta em uma sensação de segurança para que essas atividades continuem sendo executadas e não levem em conta a integridade física e mental dos participantes. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os argumentos apresentados, medidas devem ser tomadas acerca de atividade humilhantes presentes nos trotes universitários no país. Logo, o governo federal, por meio dos Três Poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, deve promover a criação de leis que proíbam a execução de ações ridicularizadoras e agressivas em trotes universitários, assegurando a correta fiscalização dentro dos espaços de ensino superior, com o intuito de garantir atividades responsáveis e saudáveis entre os alunos de faculdade no Brasil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |