O longa-metragem "Confessions", dirigido por Tetsuya Nakashima (Vírgula) retrata um ambiente escolar vinculado à agressões e humilhações. Por fora das telas, o compartamento transmitido na obra fictícia é reproduzido por parcelas de cidadãos contemporâneos, denominados como "veteranos". Com efeito, houve um prejuízo significativo na saúde mental e um evasão universitária ao longo prazo. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
A princípio, a desistência da faculdade, muitas vezes, é associada á uma escolha individual, ignorando possíveis responsáveis por tal decisão. Desse modo, as brincadeiras lideradas por estudantes mais experientes têm como objetivo principal ser uma espécie de cartão de visitas, tendo seu grau elevado pela normalização, falta de empatia e ausência de punição. Dessa maneira, as vítimas dos famosos trotes lidam com um sentimento de frustração e impotência —frequentemente não verbalizada—, pela injustiça perante ao acontecimento. Tal estado pode ser vinculado à cérebre frase de Sigmund Freud: "Emoções não expressadas jamais morrem. Elas são enterradas vivas e voltarão mais tarde, ainda mais feias". (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é a saúde mental que por consequência dos trotes se torna um entrave na vida do indivíduo. Nesse sentido, a ausência de um suporte adequado para as vítimas acaba potencializando os prejuízos psicológicos ao longo prazo. Como um desgaste e ansiedade social que poderia ser reduzida através do tratamento mais precoce. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é dever dos representantes públicos mediante ao consenso, a criação de leis que inibam a continuidade da cultura do trote. Essa medida é de suma importância para a preservação dos estudantes e tornar as faculdades um ambiente menos hóstil, encorajando a educação da população e o desenvolvimento do país. Com efeito, desistências e problemas psicológicos não serão um entrave para a formação de um profissional. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |