Hodiernamente, discute-se com frequência a cultura do trote estudantil universitário, iniciada como uma solução pedagógica para socialização entre veteranos e calouros nas universidades do Brasil. No entanto, existe alguns aspectos relevantes dessa temática como o abuso de poder dos veteranos, submetendo aos os calouros brincadeiras que trás traz consigo constrangimento, humilhação, e violência física e psicológica. (Formule a tese)
O professor israelense Yurval Hariri escreve em sua obra "21 lições para o século XXI" que grande parte dos indivíduos não é capaz de perceber os reais problemas do mundo. Logo, os veteranos não conseguem perceber a problemáticas em suas ações e brincadeiras e os danos que podem ser gerados. Inicialmente, é válido ressaltar o que de inicio seria uma brincadeira social acabou se tornando um crime de bullying. A prática sistemática aos novos alunos universitários pode gerar diversas barreiras ao longo do trajeto estudantil afetando a vida e pessoal do aluno. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, nota-se que o trote universitário em algumas universidades do Brasil luta contra a temática de abuso de poder como à UFMGS (Universidade Federal Mato Grosso do Sul) criou um "trote solidário" na qual os calouros são incentivados a doar sangue, uma ação totalmente consciente e solidária. Ademais, a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) criou a dinâmica dos calouros colar uma curativo na sobrancelha, estimulando a socialização e boas risadas entre os alunos. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância que o debate sobre a cultura do trote universitário precisa ser palestrada e fiscalizadas nas universidades públicas e particulares do Brasil. É importante que a diretoria das universidades elabore punições cabíveis capazes de mitigar essa problemática como a expulsão ou suspensão. Além disso, é necessário que o Ministério da Educação juntamente com as universidades elaborem planos de "trotes solidários" seguindo a linha de raciocínio da UFMGS e impor ideia criativas de socialização (Melhore a coesão) com isso fazendo com o que os alunos não tenham espaço para pensar em suas próprias brincadeiras de socialização contribuindo para redução a cultura do trote estudantil que causam desconforto aos novos integrantes universitários.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |