Debate sobre a cultura do trote universitário - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 22/10/2023

Status:

Corrigida
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O trote universitário é uma tradição muito antiga, os primeiros registros de trote datam do século XV, essa tradução é onde os veteranos costumam realizar atividades, brincadeiras ou rituais de iniciação com os calouros, que são os estudantes que estão começando a universidade. Essas atividades variam amplamente, desde práticas inofensivas, como pintar o rosto do calouro com tinta, até comportamentos mais controversos, como humilhação pública ou práticas perigosas.
É importante observar que a natureza dos trotes universitários varia de uma instituição para outra e até mesmo de um país para outro. Algumas universidades e países têm adotado medidas para tornar os trotes mais seguros e respeitosos, enquanto outras têm proibido completamente algumas práticas de trote devido a incidentes negativos no passado. (Delimite as discussões iniciais e formule a tese)

A cultura do trote universitário é um tema controverso. Alguns argumentam que os trotes são tradições que promovem integração e camaradagem entre os calouros e veteranos, enquanto outros veem os trotes como práticas humilhantes e até perigosas. Ele pode ser perigoso por várias razões, como a humilhação e constrangimento, consumo excessivo de álcool, e também participar de trotes pode interferir no desempenho acadêmico dos calouros, prejudicando seu foco nos estudos. Vygotsky afirma que a brincadeira, mesmo sendo livre e não estruturada, possui regras. Para o autor todo tipo de brincadeira está embutido de regras, até mesmo o faz-de-conta possui regras que conduzem o comportamento

(Boa estratégia coesiva) Devido a estes riscos, muitas universidades têm implementado políticas para regulamentar ou proibir práticas de trote que possam ser prejudiciais. Por exemplo (Vírgula) um caso que aconteceu em março de 2022, onde a Polícia Civil investiga um trote realizados por estudantes de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o episódio terminou com ao menos 25 calouros com queimaduras de primeiro e segundo grau e quatro estudantes foram presos pelo caso. Porém o trote não é algo totalmente ruim, existe pontos positivos também como o trote solidário, congrega atividades assistencialistas, organizadas que envolvem a coleta de alimentos não perecíveis e roupas, doados posteriormente para creches, asilos e orfanatos; bem como campanhas de doação de sangue para hospitais e centros de saúde, e outros. (Melhore a apresentação da discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Existem muitos pontos positivos e negativos, mas ainda sim é importante promover uma cultura de respeito e segurança nas instituições de ensino superior para garantir que os trotes não coloquem em perigo a saúde e o bem-estar dos estudantes. Para evitar os riscos associados aos trotes universitários, as instituições de ensino e os estudantes podem adotar várias medidas, por exemplo as universidades devem estabelecer políticas claras que proíbam práticas de trote prejudiciais, perigosas ou humilhantes, colocando uma pressão maior para que não aconteça, e se caso acontecer suspender (Vírgula) ou dependendo do nível expulsar alunos que passarem da linha nas brincadeiras. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200