O trote universitário é uma tradição muito antiga, os primeiros registros de trote datam do século XV, essa tradução é onde os veteranos costumam realizar atividades, brincadeiras ou rituais de iniciação com os calouros, que são os estudantes que estão começando a universidade. Essas atividades variam amplamente, desde práticas inofensivas, como pintar o rosto do calouro com tinta, até comportamentos mais controversos, como humilhação pública ou práticas perigosas.
É importante observar que a natureza dos trotes universitários varia de uma instituição para outra e até mesmo de um país para outro. Algumas universidades e países têm adotado medidas para tornar os trotes mais seguros e respeitosos, enquanto outras têm proibido completamente algumas práticas de trote devido a incidentes negativos no passado. (Delimite as discussões iniciais e formule a tese)
A cultura do trote universitário é um tema controverso. Alguns argumentam que os trotes são tradições que promovem integração e camaradagem entre os calouros e veteranos, enquanto outros veem os trotes como práticas humilhantes e até perigosas. Ele pode ser perigoso por várias razões, como a humilhação e constrangimento, consumo excessivo de álcool, e também participar de trotes pode interferir no desempenho acadêmico dos calouros, prejudicando seu foco nos estudos. Vygotsky afirma que a brincadeira, mesmo sendo livre e não estruturada, possui regras. Para o autor todo tipo de brincadeira está embutido de regras, até mesmo o faz-de-conta possui regras que conduzem o comportamento
(Boa estratégia coesiva) Devido a estes riscos, muitas universidades têm implementado políticas para regulamentar ou proibir práticas de trote que possam ser prejudiciais. Por exemplo (Vírgula) um caso que aconteceu em março de 2022, onde a Polícia Civil investiga um trote realizados por estudantes de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o episódio terminou com ao menos 25 calouros com queimaduras de primeiro e segundo grau e quatro estudantes foram presos pelo caso. Porém o trote não é algo totalmente ruim, existe pontos positivos também como o trote solidário, congrega atividades assistencialistas, organizadas que envolvem a coleta de alimentos não perecíveis e roupas, doados posteriormente para creches, asilos e orfanatos; bem como campanhas de doação de sangue para hospitais e centros de saúde, e outros. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Existem muitos pontos positivos e negativos, mas ainda sim é importante promover uma cultura de respeito e segurança nas instituições de ensino superior para garantir que os trotes não coloquem em perigo a saúde e o bem-estar dos estudantes. Para evitar os riscos associados aos trotes universitários, as instituições de ensino e os estudantes podem adotar várias medidas, por exemplo as universidades devem estabelecer políticas claras que proíbam práticas de trote prejudiciais, perigosas ou humilhantes, colocando uma pressão maior para que não aconteça, e se caso acontecer suspender (Vírgula) ou dependendo do nível expulsar alunos que passarem da linha nas brincadeiras. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |