O trote universitário e a cultura de violência - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 22/10/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Apesar de ser considerado um rito de passagem para quem ingressa na universidade, é preciso debater sobre a cultura do trote nas universidades (Melhore essa construção), pois frequentemente tem colocado em risco à integridade dos alunos. Seja pela naturalização de certos tipos de violência nessa ocasião ou para demonstrar poder sobre outrem. (Reestruture as discussões iniciais)

Diante disso, um dos fatores para o trote universitário ocorrer de forma violenta está na motivação dos veteranos, alunos antigos, em demonstrar poder através da intimidação dos novos alunos, corroborando para a criação de um ambiente de competição e consequentemente no adoecimento dos jovens neste espaço. Além disso, alguns trotes podem ter consequências sérias e serem considerados crimes como os de racismo, constrangimento, injúria, lesão corporal, entre outros. (Explore mais a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com o filósofo Immanuel Kant (Vírgula) "O homem é aquilo que a educação faz dele", (Justaposição) logo, é preciso refletir sobre a cultura do trote no ambiente universitário para que essa prática seja ressignificada (Vírgula) e o medo, (Sem vírgula) sentido pelos discentes ao adentrar em uma universidade não seja uma realidade. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário a adoção de medidas que amenizem a situação apresentada. Logo, o Congresso Nacional deve criar e aprovar legislação que proíba o trote violento, assim como, (Sem vírgula) posteriormente fiscalizar o cumprimento dessas leis. Além disso, é preciso que haja palestras e propagandas de conscientização sobre o tema, para que assim essa cultura tenha fim. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
Compartilhar resultados!