No que refere ao trote nas instituições de ensino superior, sabe-se que se trata de uma brincadeira que por muitas vezes pode ocasionar sérios riscos à integridade física e psíquica dos estudantes (Vírgula) e contribuir para a evasão no ensino superior. (Melhore a contextualização e formule a tese. Parágrafo frasal)
Apesar do trote ser uma atividade comum com os calouros, e o seu antigo histórico de violências, processos judiciais e dentre outros problemas (Melhore a construção de sentido) vê-se que o trote ainda vem sendo frequentemente realizado nas instituições de ensino que geralmente não dá a devida atenção para tal problemática que pode ter impacto tão negativo para os estudantes. (Reestruture. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, tais ações podem efetivamente contribuir para que os alunos deixem de procurar vagas ofertadas no ensino superior, entende-se que não é fácil ingressar no ensino superior devido ao seu processo de vestibulares ser muito rigoroso, deste modo após enfrentar este processo o aluno ainda vivenciar dificuldades adversas com trotes, este muito provavelmente não se interessará na continuidade dos estudos. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que as instituições de ensino por meio de legislação própria vedem tais atitudes aos alunos (Melhore a coesão) a fim de promover a paz, o respeito e demais disposições da LDBEN e BNCC. Além de que o Ministério da Educação em suas competências poderá definir parâmetros sobre o referido assunto. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |