O trote é uma tradição de longa data em muitas universidades e faculdades (Vírgula) e gerou debates acalorados ao longo dos anos. Esta prática controversa envolve submeter os novos membros das organizações estudantis a diversas formas de testes físicos, emocionais ou psicológicos, muitas vezes concebidos para promover a unidade, a lealdade e um sentimento de pertença. No entanto, os limites entre os rituais de iniciação inofensivos e os trotes perigosos são confusos, provocando um debate contínuo no meio académico sobre a necessidade e a moralidade dos trotes. (Formule a tese)
Além disso, o trote está profundamente enraizado nas tradições de muitas faculdades e universidades, particularmente fraternidades e irmandades, equipes atléticas e outros grupos unidos. Os apoiantes afirmam que estes rituais ajudam a criar laços fortes entre os membros, incutir um sentido de identidade e criar amizades duradouras.Muitas vezes é considerado um rito de passagem, um teste de lealdade, uma forma de distinguir aqueles que realmente pertencem,daqueles que não o fazem.
(Boa estratégia coesiva) Do outro lado do debate, os oponentes do trote dizem que ele apresenta riscos de segurança significativos e dilemas éticos. O bullying pode variar de brincadeiras aparentemente inofensivas a graves abusos físicos e emocionais. As consequências potenciais incluem danos físicos, problemas de saúde mental e, em casos graves, morte. Este comportamento não só põe em perigo a saúde dos alunos, mas também viola as políticas escolares e regulamentos legais. (Abordagem limitada)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Em suma, um dos principais argumentos a favor do trote é que os participantes muitas vezes participam nestas atividades de forma voluntária, sabendo o que esperar. Embora o consentimento desempenhe um papel crucial neste debate, é necessário considerar a dinâmica de poder em jogo. Os calouros podem sentir-se pressionados a participar e serem aceitos pelo grupo, tornando seu consentimento sem sentido. Além disso, o medo da exclusão social pode ser um motivador poderoso, tornando difícil traçar uma linha clara entre a participação voluntária e a coerção. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que o estado deve aderir a providências catalisadoras, a fim de solucionar esses problemas. Para isso, o MEC (Desenvolva a sigla)- haja vista ser provedor de políticas públicas- deve investir na divulgação sobre os perigos de trotes exagerados, que custem a segurança e o bem-estar. Espera-se com isso, preservar aspectos positivos da tradição, salvaguardando ao mesmo tempo a saúde e a felicidade dos seus estudantes.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |