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Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 21/10/2023

Status:

Corrigida
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O trote é uma tradição de longa data em muitas universidades e faculdades (Vírgula) e gerou debates acalorados ao longo dos anos. Esta prática controversa envolve submeter os novos membros das organizações estudantis a diversas formas de testes físicos, emocionais ou psicológicos, muitas vezes concebidos para promover a unidade, a lealdade e um sentimento de pertença. No entanto, os limites entre os rituais de iniciação inofensivos e os trotes perigosos são confusos, provocando um debate contínuo no meio académico sobre a necessidade e a moralidade dos trotes. (Formule a tese)

Além disso, o trote está profundamente enraizado nas tradições de muitas faculdades e universidades, particularmente fraternidades e irmandades, equipes atléticas e outros grupos unidos. Os apoiantes afirmam que estes rituais ajudam a criar laços fortes entre os membros, incutir um sentido de identidade e criar amizades duradouras.Muitas vezes é considerado um rito de passagem, um teste de lealdade, uma forma de distinguir aqueles que realmente pertencem,daqueles que não o fazem.

(Boa estratégia coesiva) Do outro lado do debate, os oponentes do trote dizem que ele apresenta riscos de segurança significativos e dilemas éticos. O bullying pode variar de brincadeiras aparentemente inofensivas a graves abusos físicos e emocionais. As consequências potenciais incluem danos físicos, problemas de saúde mental e, em casos graves, morte. Este comportamento não só põe em perigo a saúde dos alunos, mas também viola as políticas escolares e regulamentos legais. (Abordagem limitada)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Em suma, um dos principais argumentos a favor do trote é que os participantes muitas vezes participam nestas atividades de forma voluntária, sabendo o que esperar. Embora o consentimento desempenhe um papel crucial neste debate, é necessário considerar a dinâmica de poder em jogo. Os calouros podem sentir-se pressionados a participar e serem aceitos pelo grupo, tornando seu consentimento sem sentido. Além disso, o medo da exclusão social pode ser um motivador poderoso, tornando difícil traçar uma linha clara entre a participação voluntária e a coerção. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que o estado deve aderir a providências catalisadoras, a fim de solucionar esses problemas. Para isso, o MEC (Desenvolva a sigla)- haja vista ser provedor de políticas públicas- deve investir na divulgação sobre os perigos de trotes exagerados, que custem a segurança e o bem-estar. Espera-se com isso, preservar aspectos positivos da tradição, salvaguardando ao mesmo tempo a saúde e a felicidade dos seus estudantes.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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