O filósofo Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para a nação contemporânea que enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se a cultura do trote universitário, problema recorrente no âmbito brasileiro. Nesse contexto, torna-se evidente como causas o silenciamento, bem como a insuficiência da legislação. (Formulou a tese)
Dessa forma, em primeira análise, a falta de debate é um desafio presente na conjuntura. A filósofa e escritora Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado no debate do trote estudantil, visto que pouco se fala sobre a importância do tema no meio midiático e nas instituições escolares. Isso resulta em desinformação e uma parcela dos brasileiros tratam o assunto como algo supérfluo. Logo, é imperioso tirar essa situação do desconhecido para atuar sobre ela, como defende a pensadora, através do diálogo sério e massivo.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão da legislação é um entrave acerca do transtorno. A Constituição federal de 1988 é a lei básica brasileira que visa garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente nos quais estão inseridos. No entanto, esse direito tem se mostrado insuficiente em relação à questão do "ritual" universitário, uma vez que o infortúnio continua atuando em demasia no contexto atual devido à inércia do Estado referente à temática. Assim, com a fragilização da Carta Magna, dificulta-se a resolução dessa adversidade e prejudica a evolução do corpo social, ao invés de concretizar o que está escrito e assegurado, prevalecendo o bem comum. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável ocorrer uma interferência diante desse impasse. Para isso, o governo federal deve promover o entendimento da população sobre a cultura do trote estudantil, por meio de campanhas publicitárias, a fim de reverter o silenciamento que impera. Tal ação pode, ainda, ser transmitida nas mídias de massa, como Facebook e Instagram, para chegar a mais casas no país. Paralelamente, é necessário intervir sobre a insuficiência legislativa presente na problemática. Dessa maneira, como proferiu Raimundo Teixeiras Mendes, o Brasil se tornará a nação da ordem e do progresso. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |