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Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 20/10/2023

Status:

Corrigida
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O filósofo Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para a nação contemporânea que enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se a cultura do trote universitário, problema recorrente no âmbito brasileiro. Nesse contexto, torna-se evidente como causas o silenciamento, bem como a insuficiência da legislação. (Formulou a tese)

Dessa forma, em primeira análise, a falta de debate é um desafio presente na conjuntura. A filósofa e escritora Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado no debate do trote estudantil, visto que pouco se fala sobre a importância do tema no meio midiático e nas instituições escolares. Isso resulta em desinformação e uma parcela dos brasileiros tratam o assunto como algo supérfluo. Logo, é imperioso tirar essa situação do desconhecido para atuar sobre ela, como defende a pensadora, através do diálogo sério e massivo. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão da legislação é um entrave acerca do transtorno. A Constituição federal de 1988 é a lei básica brasileira que visa garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente nos quais estão inseridos. No entanto, esse direito tem se mostrado insuficiente em relação à questão do "ritual" universitário, uma vez que o infortúnio continua atuando em demasia no contexto atual devido à inércia do Estado referente à temática. Assim, com a fragilização da Carta Magna, dificulta-se a resolução dessa adversidade e prejudica a evolução do corpo social, ao invés de concretizar o que está escrito e assegurado, prevalecendo o bem comum. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável ocorrer uma interferência diante desse impasse. Para isso, o governo federal deve promover o entendimento da população sobre a cultura do trote estudantil, por meio de campanhas publicitárias, a fim de reverter o silenciamento que impera. Tal ação pode, ainda, ser transmitida nas mídias de massa, como Facebook e Instagram, para chegar a mais casas no país. Paralelamente, é necessário intervir sobre a insuficiência legislativa presente na problemática. Dessa maneira, como proferiu Raimundo Teixeiras Mendes, o Brasil se tornará a nação da ordem e do progresso. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200