A boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor (Padre Antônio Vieira) (Em caso de citação, use aspas). Nesse contexto, a cultura do trote universitário tem como objetivo recepcionar os novos alunos e ajudar na integração à universidade, porém ela se tornou uma prática violenta e desrespeitosa, não cumprindo assim com a sua função e se tornando um ciclo vicioso. (Melhore a contextualização)
A princípio, é relevante destacar que essa atividade não cumpre com a sua principal função, deixando assim de agregar na vida dos estudantes. Nesse sentido, os mesmos são submetidos a situações que causam desconforto e até certos traumas, como agressão verbal e física, deixando de ser uma recepção agradável aos universitários. Assim, o trote universitário não é algo viável para a sociedade em questão. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é inegável que ele se tornou um ciclo vicioso, ou seja, em que o excesso nunca tem fim. Nesse viéis, Thomas Hobbes, filósofo inglês, disse que " O homem é o lobo do homem", assim de todas as ameaças que um ser humano pode enfrentar ele próprio é a maior delas, insistindo em causar dano a ele próprio. Desse modo, esse ciclo vicioso pode ser considerado um empecilho, implicando assim na entrada dos calouros na faculdade. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que os desafios apresentados sejam amenizados. É de suma importância que o governo juntamente com as universidades façam a punição dos responsáveis pela realização do trote, tomando medidas como a expulsão ou a indenização aos afetados, e que façam também a fiscalização para que essa prática não ocorra. Assim, resultando na segurança e no bem-estar dos universitários e diminuindo a violência na sociedade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |