Trote universitário, diversão ou humilhação? - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 20/10/2023

Status:

Corrigida
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Trotes para novatos universitários é uma cultura antiga e tradicional, onde todos os alunos que ingressaram em faculdades passaram por eles, são feitas brincadeiras e atividades com os calouros que ingressarão na universidade. O debate em questão seria se muitas vezes não ocorreria abuso dos veteranos, o trote deveria ser uma coisa divertida, algo para os estudantes que irão entrar na faculdade se apresentarem, se conhecer e fazer amizades, e não algo humilhante e agressivo. (Melhore a construção de sentido e formule a tese)

Primeiramente, uma forma de melhorar e não tornar essa tradição triste e desprezível, deveria haver a participação dos professores impondo limites e não somente dos alunos mais antigos, (Apresente a ideia com clareza) controlando as atividades que serão feitas, deixando assim a própria faculdade se responsabilizando pelo trote, propondo brincadeiras que não sejam violentas, preconceituosas ou degradantes.

(Boa estratégia coesiva) Em segunda instância, para combater as zoações mais sérias, seria a existência de um livro para penalização de estudantes que violarem as regras contidas neste. Sendo assim, sempre que um dos estudantes acabar abusando e deixar outro constrangido, deveria haver penalização, suspensão ou em casos mais graves a expulsão deste.

(Uso inadequado) Entretanto, brincadeiras leves como pedir dinheiro em sinaleiras, apresentações de todos novatos, o famoso elefantinho, pintura nos braços ou rosto, coisas saudáveis como essas, todos calouros deveriam passar, pois é um evento que todo aluno irá lembrar e olhar com carinho para isso, de quando ingressou na universidade. Todavia, não podemos confundir esse tipo de atividade tranquila com falta de respeito, bullying ou preconceito. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200