Na célebre obra "Quem é Você Alasca", é retratada a rotina de quatro adolescentes no ambiente escolar, tendo Miles um calouro universitário, como narrador personagem. Ao decorrer da trama, o aluno se encontra em uma situação delicada, isso pois ele é vítima de trotes, se tornando um empecilho na formação acadêmica do jovem.
Analogamente, saindo da ficção, nota-se que a problemática citada é visível na sociedade, uma vez que a prática de trotes vêm se tornando cada vez mais frequente. Portanto, medidas devem ser tomadas para minimizar os impactos de devidas zombarias, dado que isso logra ao transtorno mental, e conspurcação da vítima. (Melhore a apresentação da discussão)
(Uso inadequado) Ademais, as práticas denominadas como "brincadeiras" pelos estudantes, se tornam graves quando o padecedor se sente oprimido e o culpado têm extinto de superioridade, sendo vistos como: calouros e veteranos. Mediante a isso, os danos mentais aos estudantes inferiorizados são evidentes, uma vez que, (Sem vírgula) o medo e a vergonha de alguns trotes podem causar: ansiedade, depressão e a baixa autoestima. Por essa razão, deve-se combater trotes graves, sendo eles desnecessários e infamadores para o histórico estudantil. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrassim Outrossim, o envergonhamento dos estudantes frente aos outros alunos é um problema pois mancha sua reputação. Exemplificando, no filme "Como se tornar o pior aluno da escola", atuado por Danilo Gentilli, é evidente o caos instaurado na escola pelo aluno Pedro, depois de encontrar um caderno revelando como acabar com ambiente estudantil de forma sigilosa. Através dele, são aprendidas táticas de trotes, entre elas estão: bullying, desacato aos professores e funcionários, indisciplina e desordem. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) De acordo com os fatos supracitados, medidas deverão ser tomadas para reduzir os impactos da cultura do trote na vida dos universitários. Para isso, o governo federal, através do Ministério da Educação e o Ministério da segurança Pública, supervisione as faculdades e colégios por meio do apoio policial ou seguranças, com a finalidade de fiscalizar e promover a harmonia entre os alunos. Dessa maneira, os estudantes poderão ter um ambiente escolar saudável, visando o bem estudantil. Diante do exposto, casos como o acontecido no livro "Quem é você Alasca", não seriam mais frequentes nas faculdades e escolas. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |