A influência negativa dos estudantes veteranos na vida dos calouros - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 20/10/2023

Status:

Corrigida
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Na célebre obra "Quem é Você Alasca", é retratada a rotina de quatro adolescentes no ambiente escolar, tendo Miles um calouro universitário, como narrador personagem. Ao decorrer da trama, o aluno se encontra em uma situação delicada, isso pois ele é vítima de trotes, se tornando um empecilho na formação acadêmica do jovem.
Analogamente, saindo da ficção, nota-se que a problemática citada é visível na sociedade, uma vez que a prática de trotes vêm se tornando cada vez mais frequente. Portanto, medidas devem ser tomadas para minimizar os impactos de devidas zombarias, dado que isso logra ao transtorno mental, e conspurcação da vítima. (Melhore a apresentação da discussão)

(Uso inadequado) Ademais, as práticas denominadas como "brincadeiras" pelos estudantes, se tornam graves quando o padecedor se sente oprimido e o culpado têm extinto de superioridade, sendo vistos como: calouros e veteranos. Mediante a isso, os danos mentais aos estudantes inferiorizados são evidentes, uma vez que, (Sem vírgula) o medo e a vergonha de alguns trotes podem causar: ansiedade, depressão e a baixa autoestima. Por essa razão, deve-se combater trotes graves, sendo eles desnecessários e infamadores para o histórico estudantil. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrassim Outrossim, o envergonhamento dos estudantes frente aos outros alunos é um problema pois mancha sua reputação. Exemplificando, no filme "Como se tornar o pior aluno da escola", atuado por Danilo Gentilli, é evidente o caos instaurado na escola pelo aluno Pedro, depois de encontrar um caderno revelando como acabar com ambiente estudantil de forma sigilosa. Através dele, são aprendidas táticas de trotes, entre elas estão: bullying, desacato aos professores e funcionários, indisciplina e desordem. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) De acordo com os fatos supracitados, medidas deverão ser tomadas para reduzir os impactos da cultura do trote na vida dos universitários. Para isso, o governo federal, através do Ministério da Educação e o Ministério da segurança Pública, supervisione as faculdades e colégios por meio do apoio policial ou seguranças, com a finalidade de fiscalizar e promover a harmonia entre os alunos. Dessa maneira, os estudantes poderão ter um ambiente escolar saudável, visando o bem estudantil. Diante do exposto, casos como o acontecido no livro "Quem é você Alasca", não seriam mais frequentes nas faculdades e escolas. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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