"Banalização do Mal" é um conceito filosófico desenvolvido pela, célebre, filósofa judia Hannah Arendt (Vírgula) que explica como atos imorais e maldosos viram cultura dentro de determinado grupo. Ao relacionarmos isso à cultura do trote no âmbito universitário, é possível afirmar que ela é um problema igualmente maldoso, pois machuca fisicamente e emocionalmente os calouros, além de perpetuar um ciclo de ódio presente na sociedade contemporânea.
A cultura de trote, segundo historiadores, surgiu na Europa e foi trazida ao Brasil por estudantes que lá estudaram. Ao vermos a aplicação de tal cultura, que era para ser uma simples brincadeira, nas universidades brasileiras, também vemos os seus efeitos negativos como injúria, lesão corporal ou até mesmo homicídio. Sendo assim, é visível a necessidade da reformulação inteligente, ou até mesmo proibição, (Sem vírgula) feita pelos órgãos de educação públicos e privados para que o terceiro artigo da Declaração Universal dos Direitos humanos, que argui sobre a segurança pessoal, seja efetivamente cumprido.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, os efeitos dessa cultura não são restritos ao ambiente universitário, visto que ocasiona danos diretos nos calouros, gerando um ressentimento de ódio que pode vir ser aplicado contra todos os indivíduos da sociedade. Como, por exemplo, o ataque, motivado por ódio, realizado em 1989 numa universidade do Quebec por um estudante que sofria bullying. (Truncamento) Caracterizando, assim, um ciclo de ódio que é tão presente na sociedade contemporânea. Sob tal ótica, é confirmada a necessidade da quebra desse ciclo através de ações governamentais ou privadas que ensinem os impactos negativos ocasionados pela cultura de trote. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, para que o problema do trote universitário seja resolvido (Vírgula) deve haver leis e ações em conjunto das universidades brasileiras com o governo federal, em especial o Ministério da Educação, visando o combate dos atos maldosos através do ensino dos impactos negativos ao corpo e a mente dos calouros e dos cidadãos em geral, bem como a prevenção da ocorrência de atos semelhantes. (Truncamento) Pois, somente assim, será conseguível um ambiente universitário, bem como uma sociedade, mais agradável e acolhedora a todos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |