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Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 20/10/2023

Status:

Corrigida
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Conhecida como "Cidadã", por ser concebida no processo de redemocratização, a Constituição federal foi promulgada em 1988, com a promessa de assegurar os direitos de todos os brasileiros. No entanto, apesar da garantia constitucional, nota-se, (Sem vírgula) que as práticas de trotes universitários, (Sem vírgula) configuram-se como uma falha no princípio de isonomia, pois, (Sem vírgula) estão cada vez mais constantes as práticas de tais atos. Nesse sentido, percebe-se, (Sem vírgula) que os desafios propostos por universitários veteranos, (Sem vírgula) para calouros vêm se tornando um grande problema social, pois possui raízes amargas no país motivadas não só pela negligência governamental, mas também pela falta de respeito pelo próximo. (Melhore a contextualização)

Em primeiro lugar, destaca-se a negligência governamental como uma das causas do problema. Sob esse viés, segundo Marcelo Novelino, notável jurista brasileiro, o surgimento de um costume ocorre quando a prática reiterada de certos atos cria, no meio social, a convicção de sua obrigatoriedade e normalidade. Sendo assim, ao analisar o atual cenário e a teoria vê-se, uma normalidade em relação a problemática, uma vez que o comportamento de certos indivíduos em relação aos trotes em universidades, nos dias atuais (Vírgula) faz com que esses cotumes se tornem mais comun, consequentemente algo normal. Diante disso, é inaceitável tal conduta em pleno século XXI, ainda se perpetuar no Brasil. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, verifica-se, (Sem vírgula) a ausência de respeito pelo próximo, como mais uma das causas dos, revés. Sob essa perspectiva, consoante Sócrates, os erros são provenientes da ignorância humana. Nesse viés, percebe-se que alguns cidadãos cometem atos ilegais que aumentam consideravelmente o problema abordado. Logo, é inadmissível tal problemática.

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de se combater os problemas enfrentados pela negligência governamental e pela ausência de respeito pelo próximo.Para isso, é necessário que o Ministério da Educação, (Sem vírgula) desenvolva projetos em parceria com as Secretarias de Estado, a fim de utilizar os recursos já existentes para instruir a população a respeito do assunto em questão, por meio de campanha de abrangência nacional. Nesse sentido o intuito de tal medida é conscientizar a população sobre as formas de acontecimentos no meio universitário. Desse modo, os brasileiros terão o direito garantido pela Constituição, finalmente como realidade. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200