No filme “Código do Silêncio”, dirigido por Gerard McMurray, observamos a visão do determinado Zurich, que participa da semana de iniciação para ingressar na fraternidade Lambda Phi. Entretanto, o protagonista fica dividido entre honrar o código de silêncio do grupo ou denunciar os trotes perigosos que são praticados contra os candidatos. Em uma alusão a realidade, é perceptível que a cultura dos trotes universitários é controversa, uma vez que pode ser benéfica ao promover a socialização entre os estudantes, mas também prejudicial por ser uma forma indireta de se cometer crimes.
Primordialmente, os trotes universitários estimulam a interação entre os estudantes. Segundo Aristóteles, “O homem é um animal social”, ele carece da necessidade de viver em sociedade devido a fatores históricos e biológicos. Paralelamente, os trotes universitários suprem essa necessidade de socializar, onde os veteranos utilizam-se de brincadeiras ou ações solidárias para descontrair e auxiliar os calouros a se integrarem ao novo ambiente. Desse modo, trotes promovidos de forma segura e adequada consequentemente propiciam um ambiente seguro e relacionamentos saudáveis entre os universitários. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, os trotes indiretamente podem ser utilizados para cometer infrações contra os calouros. Na música “A Violência Travestida Faz Seu Trottoir”, a banda Engenheiros do Hawaii torna evidente como a violência está presente em nossa sociedade, seja de forma explícita ou implícita. De maneira análoga, os trotes podem ser uma forma de “travestir” atos violentos ou criminosos, disseminando o preconceito, a violência sexual e até mesmo o óbito contra os calouros. Destarte, os praticantes dos atos geralmente saem impunes, solidificando um ciclo de violência entre calouros e veteranos e evidenciando falhas no Poder Judiciário.
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos apresentados, cabe às universidades e cursos superiores promover ações seguras que estimulem a interação saudável entre os estudantes. A efetivação pode ocorrer por meio da organização de trotes solidários e dinâmicas saudáveis entre calouros e veteranos, promovendo boas ações e construindo um bom relacionamento entre os estudantes, a fim de que haja uma diminuição na criminalidade contida nos trotes abusivos. É importante também que o Poder Legislativo e Judiciário assegurem a justiça diante dos crimes cometidos em trotes violentos. A promulgação e aplicação de leis mais rigorosas pode ser utilizada como meio, assim garantindo a punição adequada aos agressores e tendo como finalidade diminuir crimes ligados aos trotes e compensar vítimas dos trotes violentos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |