Na literatura de Mário Cortella, é contemplada a ideia de que a concordância faz com que permaneçamos estacionados e a discordância faz com que cresçamos. Todavia, ao relacionar tal raciocínio no contexto brasileiro, nota-se a carência desse reconhecimento, quando, (Sem vírgula) a cultura do trote universitário, (Sem vírgula) é um obstáculo persistente no país. Isso porque, em razão da violência e escassez da empatia para com o próximo, a população tornou-se acomodada e despreocupada com a problemática, contrariando a concepção de Cortella. (Formulou a tese)
Sob esse viés, cabe expor a violência no ingresso ao ensino superior de alunos calouros, onde discentes veteranos os submetem a humilhação e agressão tanto física quanto psicológicas, por apenas diversão e tradição. E, consequentemente, abalando a autoestima e o emocional desses novos estudantes. Segundo o filósofo polonês Zygmunt Bauman: "não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas". Partindo desse pressuposto, percebe-se que as reações humanas, frente ao debate sobre a cultura do trote universitário, são firmadas em passividade e negligência porque não há uma atuação assertiva nem o fomento de mecanismos que possam mitigar a situação (Explore de modo mais produtivo). Desse modo, esse obstáculo permanece em evidência e empata com a execução do pensamento de Cortella.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a cultura de trote universitário é consequência direta da ausência de empatia ao próximo, já que alunos veteranos permanecem a reproduzir um legado de constrangimento e desrespeito sem se importar com o outro e seus sentimentos. E esse ritual tem passado de geração em geração há anos, confrontando o conceito de empatia. Nessa perspectiva, conforme o ativista indiano Mahatma Gandhi, é crucial que o cidadão faça da própria vida um reflexo da sociedade que deseja. No entanto, este é o impasse: em decorrência da escassez da empatia que insiste no país, o sujeito não consegue questionar e discordar o ambiente em que vive, permanecendo sem essa autonomia proposta por Gandhi.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, atenuar o impasse a fim de minimizar o debate sobre a cultura do trote universitário é crucial. Para isso, cabe ao governo assegurar com veemência o zelo pela dignidade e proteção da criança e do adolescente, como proposto no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. E à Mídia, resta a criação de campanhas em prol da execução da empatia para com o próximo e o cessar da violência nas universidades, utilizando seus meios de comunicação como televisão e internet com o propósito de conscientizar a população. Dessa forma, assumindo tais medidas, é possível que a ideologia de Cortella seja exercida no país. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |