Do sonho ao pesadelo; (Vírgula) o trote universitário é a agressão de novos alunos pelos seus veteranos. O dito como um rito de passagem, os estudantes recém-matriculados são coagidos a situações de violência física e psicológica, gerando sequelas irreparáveis na vida acadêmica das vítimas. Sendo naturalizado no ambiente universitário, a negligência da gestão escolar e a impunidade dos responsáveis são os maiores agravadores do problema. (Formulou a tese)
Primeiramente, cabe se questionar onde estão as autoridades durante a realização desses trotes. É senso comum que a escola é responsável pela formação crítica e social dos indivíduos, como várias vezes é abordado pelo educador Paulo Freire em seus livros. O descaso do corpo docente universitário ao permitir que seus calouros enfrentem situações desumanas dentro do ambiente escolar é imenso e, indubitavelmente, deveras prejudicial a formação social dos alunos, causando danos profundos em seu psicológico e comprometendo a vida tanto acadêmica quanto pessoal das vítimas (Melhore a apresentação dessa discussão). Sendo assim, é abominável que o trote universitário permaneça acontecendo nas instituições de ensino superior.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a problemática se agrava por não haver a criminalização e penalidades efetivas para os responsáveis pelo trote. A ativista e deputada federal Érika Hilton aponta que a liberdade de expressão acaba quando esbarra no direito do outro, isto é, a expressão que desmoraliza e desumaniza a vida do próximo é crime, não liberdade. Analogamente, os alunos que realizam humilhações e que ferem os direitos de humanidade dos outros alunos são criminosos. Por isso, não haver ainda uma lei em vigor que condene essas atividades criminosas é um erro a ser corrigido no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o trote universitário é uma prática de violência no campo estudantil que precisa ser proibida. É importante que a gestão escolar e seu corpo docente realizem a fiscalização dos ritos de iniciação dos cursos, propondo atividades lúdicas de inclusão e acolhimento dos calouros a fim de impedir que a prática se perpetue. É necessário, principalmente, a criminalização e proibição total do trote em todas as instituições de ensino e adoção de medidas de punição para quem descumpra. Só assim para garantir o sonho da graduação para os novos estudantes. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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200
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Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 960
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
800 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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