É preciso ressignificar o trote - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 20/10/2023

Status:

Corrigida
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A prática medieval européia do trote, introduzida no país há muitos anos, e vigente atualmente em suas mais variadas formas de violência, deve passar por uma ressignificação. No conceito, o que se considera "brincadeira", é uma diversão imposta por alunos veteranos aos alunos calouros, onde somente os primeiros se divertem, quanto aos segundos restam muitas cicatrizes emocionais e até físicas, que podem perdurar até após a formatura, em suas vidas pessoais. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Casos extremos trazem até a morte de estudantes, como o caso do calouro de Medicina da USP, que morreu afogado em uma piscina durante um trote no ano de 1999. Mas essa prática de cultura de violência ainda vai mais longe, atingindo grupos sociais que já sofrem com preconceito, diferenças culturais e sociais, interferindo em um dos momentos mais importantes na vida dessas pessoas, que muitas vezes com grandes dificuldades, conseguem a almejada vaga no ensino superior ( historicamente negada a esses grupos); de forma que, por causa dos traumas causados pelos trotes, muitos alunos não conseguem ter um desempenho satisfatório em sua formação profissional, e em outros casos se vêem obrigados a abandonar o curso. (Delimite e explore de modo produtivo)

(Melhore a estratégia coesiva) Também é uma via por onde a violência contra a mulher é continuada e mantida como instituição social ao se normalizar o assédio, como o acontecido recentemente nos jogos universitários da Calomed, onde alunos da Unisa ficaram nus durante uma partida onde participavam alunas calouras. Esse relato se soma a muitos outros sobre sexualização e assédio feminino, e são esses elementos os perpetuadores da cultura da violência. (Explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Como forma de alcançar uma ressignificação do trote para um evento que acolha e inspire os novos alunos, uma lei federal deveria ser criada proibindo as práticas criminosas que hoje existem, e que a sociedade juntamente com as instituições de ensino superior de cada parte do país desenvolvam estatutos que definam quais tipos de práticas de interação social devem ser implantadas nas faculdades, levando em consideração as diferentes características sociais regionais, buscando sempre valorizar a identidade de cada estudante ao ser inserido nesse novo ambiente de buscas e conquistas pessoais, formando assim não só bons profissionais, como também bons cidadãos. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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