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Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 20/10/2023

Status:

Corrigida
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Em outubro de 1988 o Brasil conheceu um dos seus mais importante documentos: a Constituição federal no  na qual assegura inúmeros direitos básicos aos cidadãos (Vírgula) entre eles a garantia da segurança.Entretanto , nota- se a carência dessa concessão, pois, (Sem vírgula) ocorre à a cultura de trotes estudantis em que alunos são expostos a diversas práticas hostis infringindo a proteção a proteção estabelecida.Isso ocorre, (Sem vírgula) por causa da negligência do Estado nesse âmbito e também pela falta de informações sobre essa questão. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, é notório como a omissão estatal colabora para perpetuação dessa problemática.Nesse contexto , segundo o filósofo renascentista Nicolau Maquiavel , o principal objetivo do governante reside na manutenção do poder e não na promoção do bem comum . (Truncamento) Sendo que, (Sem vírgula) esse revés é ignorado por abranger apenas uma parcela da população, e a realização de políticas públicas como a substituição dessas condutas agressivas e degradantes por outras como recepções harmoniosas no qual os novos estudantes sejam recebidos com tranquilidade não produziria grandes resultados tal com expressivos votos em futuras eleições (Reestruture essa discussão) .Desse modo , é imprescindível uma mudança de postura por parte do governo para mudar essa realidade.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale frisar a escassez de conhecimento como causador dessa conjuntura. Nesse sentido, o jornalista brasileiro Caco Barcellos afirma " a culpa não é de quem não sabe é de quem não informa" ,ou seja, as redes midiáticas adotam uma visão capitalista em que o fito central é a geração de lucro . Dessa maneira, temas essenciais de serem divulgados são secundarizados sendo trocados por outros de maior audiência e engajamento. Sendo assim, a atuação de violentos trotes acadêmicos no qual educandos são vítimas de humilhações e agressão físicas deixam de serem noticiados à sociedade o que resulta na ausência de conscientização sobre os perigos desses atos e os danos causados as pessoas afetadas .Logo, é crucial uma ação dos meios de comunicações para reverter esse con- texto .

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente a criação de medidas para mitigar essa problemática.Diante disso, compete ao Estado- órgão responsável por garantir o bem - estar dos cidadãos - , a elaboração de projetos para alteração desses atos agressivos por programações de recepção aos calouros por meio de ações das universidades para que sejam reduzidos esses trotes. Além disso, cabe às mídias sociais a organização de campanhas que informem sobre essas práticas através de parcerias com internet e redes televisivas (Vírgula) a fim de que à coletividade seja conscientizada sobre os malefícios dese revés.Dessa forma, a carta Magna estará sendo obedecida garan- rindo aos novos discentes o direito à segurança. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200