O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista ``Ordem e Progresso´´ não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a cultura do trote universitário. Pode-se dizer então que a ineficácia legislativa e a falta de abordagem midiática são os responsáveis pelo quadro. (Formulou a tese)
Nesse contexto, cabe analisar de que modo a falta de medidas legislativas agrava a supracitada mazela. Paralelo a isso, faz-se essencial observar a sociedade brasileira pelas lentes do escritor norte-americano Barnett e a sua teoria sobre a ineficácia legislatória. Segundo o autor, o Estado é, devido à sua natureza, incapaz de obedecer às suas próprias leis, sendo ineficiente como legislador (Reestruture essa discussão). Nesse sentido, devido às baixas medidas legislativas os indivíduos não têm segurança e fiscalização necessária para a realização de trotes universitários, em razão disso os calouros são expostos a ameaças, lesões corporais, racismo e até homicídio, tais atos fazem as instituições de ensino superior serem marcadas pelo atraso e decadência, adjetivos que vão ao encontro do lema positivista da Bandeira Nacional brasileira. Logo é necessária uma reformulação estatal.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o trote nas universidades permanecem no país devido à falta de abordagem midiática sobre o assunto. Assim sendo, é válido mencionar a tese sobre o silenciamento dos discursos, proposta por Karl Marx. De acordo com Marx, os veículos de comunicação de massa realizam uma proposital exclusão de certos temas por eles tratados, com objetivo de mascarar graves mazelas da sociedade. Nessa perspectiva, segundo o dito pelo sociólogo, as mídias atuais pouco veiculam notícias relacionadas aos trotes universitários, uma vez que tais temas não geram rentabilidade para os veículos midiáticos, deixando o corpo social sem conhecimento sobre a supracitada mazela, já que para resolver o impasse é necessário ter entendimento.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, medidas para amenizar o impasse. Cabe ao governo federal investir em recursos, por meio de verbas, a fim de realizar palestras e debates com o intuito de amenizar essa controversa. Tal ação pode ser realizada através da divulgação das pautas dos eventos, tudo publicado e compartilhado em redes sociais. Somente assim, Somente assim, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional brasileira como uma realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |