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Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 20/10/2023

Status:

Corrigida
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No filme “Karatê Kid”, lançado em 2010, tem-se um exemplo evidente de degradação psicológica causada devido a um trote escolar, em que Dre, personagem principal, sofre rejeição no ambiente escolar e chega a ser agredido, por conta de trotes. Fora da ficção, sem desconsiderar o contexto da obra, percebe-se a falta de consciência da população acerca dos riscos que tal “brincadeirinha” traz. (Melhore a contextualização do tema)

A princípio, vale ressaltar a falta de senso humano e compaixão dos praticantes dessa ação. Como consequência, as vítimas têm sua dignidade destruída, o que pode levar à distúrbios mentais e (Vírgula) com o tempo, sequelas pelo resto da vida, como demonstrado na animação japonesa “Kaguya-Sama: Love is War”, em que a personagem Kaguya permaneceu, por anos, sozinha na escola, devido às brincadeiras de mau-gosto. Desse modo, a falta de noção e respeito perpetua em ambientes educacionais. (Explore mais a discussão)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Desse modo, percebe-se que a falta de educação é um fator que agrava esse ciclo. Como já proferido por Nelson Mandela: “se as pessoas aprendem a odiar, podem aprender a amar”, pode-se concluir que a perpetuação histórica da prática do trote ainda permanece intacta no ambiente escolar. Diante do exposto, é nítido que a população é a responsável por superar tal entrave. (Explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Para tal, cabe aos veteranos, sobretudo, tomar a iniciativa de promover uma boa recepção dos calouros, de modo que estes sejam bem acolhidos, uma vez que são seres humanos e por isso merecem ser bem tratados. Só assim, cenários como os citados na obra cinematográfica, (Sem vírgula) serão evitados. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200