A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, sob influência do término da segunda guerra mundial em 1945. Em seu primeiro artigo, é determinado que todos devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Todavia, a cultura do trote universitário fragiliza a prescrição adotada pela ONU à medida que tal prática viola direitos e garantias como a liberdade, a dignidade, e a integridade física. Com efeito, a solução para o problema pressupõe o debate no meio acadêmico e mudanças da legislação. (Melhore a contextualização)
Sob uma primeira análise, é importante discutir a necessidade de debate acerca dos trotes acadêmicos. Michel Foucault - filósofo e historiados francês - explorou como as estruturas de poder podem ser desafiadas por meio do debate e da desconstrução das normas sociais. Nesse sentido, ao analisar os motivos para trotes estudantis acontecerem, é visível que existe uma sensação hierárquica de poder por parte dos veteranos que os praticam. Eles compreendem que tem direito - e às vezes dever - de humilhar os novatos como ato de integração à vida acadêmica. Então, ao promover as universidades debates e programas de orientação para os veteranos, destacando a responsabilidade deles em acolher e auxiliar os calouros, certamente pode-se desconstruir essa ideia arcaica de hierarquia entre os alunos e promover a integração de forma saudável e humana. (Delimite)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é urgente que as leis brasileiras acerca do assunto sejam renovadas e melhoradas. Em 2014, segundo dados da uol, estudantes de diferentes universidades, entre elas a USP, denunciaram a ocorrência de abusos sexuais em festas destinadas a calouros e alegaram não terem recebido apoio das instituições ao comunicarem os casos e muitos, tanto por falta desse apoio quanto por medo, não comunicaram. Esse tipo de situação inibe os calouros de se defenderem e fortalece o terror associado aos trotes estudantis praticados pelos veteranos. Nesse viés, configura-se pertinente que hajam mudanças na legislação acerca dos trotes universitários para que as intituições de ensino tenham uma postura firme frente a esses casos, visto que muitas alegam não possuir responsabilidade devido aos trotes acontecerem fora dos campi. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para diminuir o problema dos trotes universitários e asseverar os direitos humanos legitimados pela ONU. Para isso, é dever das universidades - responsáveis pela inclusão e desenvolvimento socio-cultural - criar o debate acerca dos trotes estudantis visando acabar com essa prática humilhante e errada por meio de palestras e discussões de conscientização para veteranos e calouros. Além disso, é indispensável que o Poder Legislativo crie leis para mudar esse cenário, de modo que universidades tomem responsabilidade por casos de trotes acadêmicos mesmo em casos fora dos seus campi. E, somado a isso, que sejam estabelecidas punições administrativas para instituições que negligenciarem casos de violência aos novatos. Com essas medidas, teremos a esperança de que o espírito de fraternidade seja uma realidade no ambiente acadêmico. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Não ultrapasse o limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |