Na série estadunidense "Euphoria", o personagem, Josh Connor, está em seu quarto da universidade, quando é surpreendido pelos seus colegas o agredindo e o fotografando . Em consonância com a realidade de Connor, está a de muitos cidadãos, já que a falta de debate sobre a cultura do trote universitário ainda configura um desafio a ser sanado. Isso ocorre, seja pela negligência governamental nesse âmbito, seja pela discriminação dessa classe por parcela da população verde-amarela. Dessa maneira, é imperioso que essa chaga social seja resolvida, a fim de que o seriado norte-americano não mais reflita o contexto atual da nação. (Formulou a tese)
Nessa perspectiva, acerca da lógica referente aos trotes universitários, é válido retomar o aspecto supracitado quanto à omissão estatal nesse caso. Segundo os Direitos Humanos, que possuem como objetivo garantir o direito básico à a todos, como a dignidade, porém nas instituições de ensino superior essa norma não é cumprida. Isso acontece pela falta de investimento público na proteção das brasileiras. Consequentemente, há o aumento de vítimas, contribuindo para a progressiva marginalização perante o corpo social. Esse quadro de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas que não cumprem seu papel com eficácia. Desse modo, é imprescindível que, para a refutação da teoria do estudioso polonês, essa problemática seja revertida.
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente ao descaso das esferas governamentais nessa questão, é fundamental o debate acerca da aversão de parte dos veteranos aos calouros. O trote estudantil é um momento de inserção e acolhimento, mas tornou-se algo problemático, pois os estudantes experientes começaram a impor os seus preconceitos nos novatos (Melhore a apresentação dessa ideia). Por conseguinte, os inocentes são estigmatizados e excluídos — como negros, mulheres e homossexuais — do tecido social. Tal conjuntura segregacionista contraria o princípio do "Espaço Público" da filósofa Hannah Arendt, que defende a total inclusão dos oprimidos na teia social, . Dessa maneira, urge que essa problemática seja resolvida, para que o princípio da alemã seja validado no país tupiniquim.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão da falta de debate sobre a cultura do trote universitário. Para isso, compete ao Ministério da Educação investir na melhora da segurança nas instituições de ensino, destinando mais câmeras para o local e contratando, por concursos, mais seguranças. Isso deve ser feito por meio de recursos autorizados pelo Tribunal de Contas da União, órgão que aprova feitos públicos, com o fito de potencializar a proteção dos novos alunos. Ademais, palestras devem ser realizadas em espaços públicos sobre malefícios de ter uma mente fechada e limitante sobre as pessoas e a importância de ser gentil e acolhedor. Assim, o preconceito não mais será um instrumento segregador e, finalmente, a situação de Josh não mais representará a dos brasileiros. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |