A cultura do trote ainda é muito difundida nas faculdades do país, os alunos conhecidos como veteranos gostam do certo poder que possuem em fazer algumas pessoas passar pelos mais diversos tipos de humilhações, mas a pergunta que fica é sobre qual o papel das instituições e comunidade em todo esse processo? (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização e formule a tese)
Os estudantes que já passaram por situações constrangedoras durante o seu ingresso sempre têm o desejo de repetir as mesmas atitudes com o seu semelhante, é como se fosse uma forma de vingança ou justiça pelos episódios experimentados. O trote como é chamado pode ser feito de diversas maneiras, pintando rostos, sujando roupas, pedindo alimentos ou até mesmo sofrendo abusos físicos e psicológicos. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) As instituições de ensino não entram no tema trote, (Sem vírgula) por acreditarem que é uma cultura sadia e típica da fase estudantil, mas como aceitar este tipo de comportamento em lugares que formarão diversos tipos de profissionais, muitos deles responsáveis inclusive por cuidar da saúde da população em um futuro próximo. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) A comunidade em grande parte repudia esse tipo de brincadeira, mas também não se envolve fundo no debate, isso é apenas um reflexo dos primeiros anos das escolas, onde se encontra-se muito problema para resolver a questão de bullying e uma presença mais efetiva dos pais na criação de seus filhos. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) É urgente que as academias de ensino interfiram na recepção dos calouros, fornecendo a eles informações claras sobre seus direitos e deveres (Vírgula) assim como adaptar seus estatutos para que possam ser aplicadas punições mais severas a alunos que passem dos limites. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |