O trote nas universidades é um costume existente desde a Idade Média e frequente nas instituições tanto públicas quanto privadas no Brasil. Com o passar do tempo, porém, ele foi desenvolvendo uma configuração mais violenta e vexatória que passou a ter repercussão na mídia nacional. O trote consiste em imposições dadas pelos veteranos aos calouros, obrigando-os a tirar as roupas, ingerir bebida alcoólica, sofrer diferentes tipos de assédio, entre outras práticas ilógicas e que podem trazer sérias consequências (Vírgula) principalmente sobre os que estão iniciando o trajeto no ensino superior. (Formule a tese com mais clareza)
Entre as sequelas que podem atingir os recém-graduandos são o sentimento de que a universidade não lhes pertence, fazendo com que eles desistam da graduação, podendo ainda haver o risco de eles desenvolverem sinais de depressão e se afastarem do resto da sociedade, havendo neles uma falta de perspectiva sobre o futuro (Melhore a apresentação dessa discussão). Além disso, pode engendrar nas vítimas, sobretudo mulheres, a sensação de insegurança no ambiente escolar superior, onde ainda se encontram presentes estigmas sociais associados à relação hierárquica entre o homem e a mulher.
(Melhore a estratégia coesiva) A naturalização do trote é um caso que, se não tratado com urgência, pode se transformar em um problema de segurança pública, uma vez que há casos em que as vítimas são expostas de tal forma de podem levá-las à morte, causando sofrimento e indignação às famílias e amigos (Dê exemplos). Isso reflete na forma como as universidades são vistas por diversos membros da sociedade, causando-lhes apreensão e receio em ingressar nelas, levando-os a questionar o valor ético e moral do ensino superior no Brasil.
(Melhore a estratégia coesiva) É notório que os trotes universitários trazem mais prejuízos do que benefícios á à sociedade de uma maneira geral. Uma das formas de acabar com esse hábito degradante e intimidador é a formação de uma parceria entre os Ministérios da Educação e dos Direitos Humanos com o Ministério da Justiça (Vírgula) a fim de promover uma punição dos praticantes desses crimes, além de fornecer ajuda psicológica às vítimas. Somente assim será possível sonhar com uma sociedade com mais equidade e ética. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |