A série documental “Rompendo o Silêncio” aborda —em um de seus episódios— os problemas da cultura de trotes universitários, e como eles refletem um cenário crítico de violência (Melhore a construção de sentido). Nessa temática, o que teoricamente promoveria uma calorosa integração dos calouros no mundo acadêmico, acabou por normalizar práticas que degradam a dignidade humana, configurando um grave problema. Com efeito, não é razoável que essas condutas continuem nos ambientes que visam formar os futuros profissionais do País. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Diante desse cenário, cabe recorrer ao conceito de “banalidade do mal”, desenvolvido pela filósofa Hanna Arendt, no o qual afirma que práticas cruéis, quando numerosas, tornam-se parte do convívio social e, por isso, são banalizadas. Nesse viés, a tese de Hanna dialoga com a cultura de trotes no âmbito universitário, uma vez que as dinâmicas humilhantes as quais os calouros são submetidos —muitas vezes sem consentimento— por serem comuns, são tidas como simples brincadeiras inofensivas. Desta forma, urge denunciar a gravidade da questão, pondo fim a tal banalização. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o trote parte do princípio de que o participante não tem liberdade de escolha, sendo, pois, imposto pelos veteranos. Nesse contexto, a maioria das modalidades, como estimular e incentivar o uso de bebidas alcoólicas, a ingestão de alimentos estragados ou forçar comportamentos degradantes, configura-se como crime, passiveil passível de ações nas esferas civil ou até mesmo penal (Explore mais essa discussão). Por esse motivo, essa cultura agride não só aos participantes, como também a integridade das universidades.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, combater a cultura de trotes é medida que se impõe. Nesse sentido, cabe as próprias instituições de ensino restringir os trotes por meio de políticas internas próprias— sob pena da anulação matricular. Aliás, é fundamental que as universidades promovam atividades que —de fato— contribuam para a integração dos calouros, como gincanas com temáticas dos cursos oferecidos. Essa iniciativa, por sua vez, teria a finalidade de garantir o bem-estar dos recém ingressados no mundo acadêmico. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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160
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Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 840
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
800 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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