Conforme o artigo 5 da Constituição federal, é dever do Estado garantir a segurança a toda a população do país. No entanto, a cultura do trote universitário pode tomar rumos hostis e ir contra esses princípios. Logo, com a ocorrência de agressões e assédio aos calouros nas universidades, é fundamental discutir sobre a normalização dos trotes abusivos, bem como pontuar a insuficiência legislativa em relação ao impasse. (Formulou a tese)
Segundo Hannah Arendt, em seu conceito de banalidade do mal, aspectos negativos estão tão enraizados no cotidiano da massa social de forma que esta os transforma em um paradigma. Paralelamente, a prática de trotes abusivos, mesmo que envolva o constrangimento, assédio, agressões e ameaças, pode ser normalizada por ser mascarada como apenas uma brincadeira dos veteranos para com os calouros. Além disso, conceber tais rituais problemáticos como uma tradição por ocorrer há muitos anos pode acarretar também na banalização do entrave. Consequentemente, a experiência de boas-vindas ao ensino superior é afetada por conta dos abusos e se torna traumatizante para os novos discentes. (Delimite e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, apesar dos trotes ultrapassarem os limites da moralidade, não há nenhuma lei específica que os proíba. Para Thomas Hobbes, "contrato social" é a relação entre o Estado e o povo, sendo dever do primeiro zelar pela segurança e bem-estar do segundo. Contudo, o cenário brasileiro não se conforma com o pensamento de Hobbes, haja vista a insuficiência legislativa e a displicência dos agentes governamentais que não operam, portanto, são coniventes com o problema (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, se torna indispensável a formação e implementação de leis que protegem os novatos de situações degradantes no ambiente universitário.
(Boa estratégia coesiva) Frente ao exposto, é fulcral que haja uma intervenção estatal. Posto isso, os três poderes, órgãos responsáveis por elaborar, aprovar e executar as leis, devem declarar ilegal a prática dos trotes abusivos, por meio da criação de uma lei que penalize qualquer ação que fira a integridade e dignidade dos estudantes. Tal medida prevenirá que mais calouros sejam submetidos a humilhações e agressões e promoverá mais segurança nas universidades (Vírgula) assim como é explícito na Constituição. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |