Segundo o filósofo francês Montesquieu, “todo homem investido de poder tende a abusar dele”, nesse sentido, essa reflexão abre um debate específico sobre a cultura permeada de violência e humilhação presentes nos trotes universitários no Brasil. Neste viés, o trote estudantil é oriundo da Europa, sendo adaptado ao ambiente das universidades brasileiras. Logo, é urgente debater sobre a cultura maléfica do trote universitário, por outro lado, é positivo propor a prática do trote solidário para os jovens calouros, como meio salutar de acolhimento pelos estudantes veteranos, no recinto acadêmico superior. (Formule a tese com mais clareza)
Primordialmente, faz-se urgente um debate ativo sobre a cultura maléfica, degradante e criminosa nos ambientes universitários, que são incoerentes e inaceitáveis com o padrão de cidadãos que estudam para servir para o bem-estar da nação. Neste ínterim, o trote estudantil está permeado por casos de injúrias, humilhação, violência e abusos de caráter sexual, amiúde, imposta por estudantes veteranos como ritual de acolhimento dos jovens e estudantes calouros para o recinto universitário (Explore mais essa discussão). Entrementes, recentemente houve um caso de trote envolvendo alunos da UNISA (Universidade Santo Amaro), por atos obscenos, atualmente sendo investigado pela justiça, porém a instituição repudia o ocorrido.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, é positiva a proposta do trote solidário ou ecológico, o que a torna coesa e benéfica para alunos novatos e veteranos, ainda beneficia a universidade e ajuda o próximo. Nesse ínterim, em algumas universidades os veteranos propõem aos calouros, (Sem vírgula) que estes o façam por uma causa social, por exemplo, como coleta de alimentos, roupas e calçados que serão doados para creches, orfanatos, asilos e instituições filantrópicas. Ademais, a prática do trote ecológico, (Sem vírgula) promove a consciência ambiental, solidária e cidadã, esta por sua vez reconhecida pela União Nacional dos Estudantes – UNE.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, cabe ao poder público em conjuntura conjunto com as universidades combaterem o trote universitário abusivo. Dessa forma, por meio do Ministério da Educação, com palestras e o uso da mídia, desmistificar essa cultura abusiva, violenta, vexatória e penalizando os que promovem o trote com viés criminoso. Por outro lado, promover a boa prática como o “trote solidário ou ecológico”, (Sem vírgula) pode ser útil como meio estimulador, com representantes da União Nacional dos Estudantes – UNE em cada Campus universitário, como mediador fiscal. Logo, todos serão beneficiados, desde os estudantes ao ambiente acadêmico, ainda ajudando ao próximo, com atividades mais solidárias e saudáveis. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |