Debate sobre a cultura do trote universitário - Banco de redações


Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 13/10/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, apresenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a cultura do trote universitário representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso da construção social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequências situações de violência e vergonha para com os alunos expostos aos trotes universitários. (Formulou a tese)

De início, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro à ideia de Hobbes, visto que não possuem um projeto de lei eficaz para combater esses trotes. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o respeito, previsto no Art. 17 da Constituição federal. Dessa forma, é notório que a omissão da Presidência contribui para a prolongada permanência da cultura do trote universitário no Brasil.

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, engendra-se uma situação degradante e humilhante para os calouros. Posto isso, segundo historiadores, o surgimento do trote aconteceu na Europa e chegou ao Brasil por intermédio de estudantes brasileiros, mas que cursavam o ensino superior em Portugal. Diante desse cenário, um trote universitário, muita das vezes, origina-se devido ao pensamento incorreto de superioridade dos veteranos por serem mais experientes. À luz disso, conforme o G1, há o exemplo de universitários que desistem dos seus cursos por sofrerem agressões físicas e psicológicas durante esses trotes, consequentemente, perdem uma oportunidade de melhorar o currículo e crescer na iniciativa privada. Nesse sentido, os brasileiros não veem o “progresso” referido na Bandeira Nacional, pois não há um avanço em relação ao debate sobre a cultura do trote universitário, e sim um regresso. Logo, é inadmissível que esse cenário ausente de empatia continue a perdurar.

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é dever do Ministério da Educação, em parceria com grandes plataformas, tais como, (Sem vírgula) Facebook e Google, tentáculos das trocas de informações, ampliar projetos de leis e campanhas de conscientização, por meio de um investimento pesado por parte do governo, com o intuito de minimizar os danos causados pela cultura do trote universitário. Assim, consolidar-se-á uma sociedade mais empática, já que o Estado possibilita corretamente os mecanismos que favorecem para o “progresso da coletividade”, tal como afirma Thomas Hobbes. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200